¡Oh Sevilla, Todo es una maravilla!

Oh Sevilha,
Terra de encanto e de magia
Terra de herois, de valentia.
Tudo em ti é uma maravilha.

São estes uns versos que encontrei na internet sobre Sevilha. Venho escrever-vos o meu testemunho sobre esta cidade.

Quando mudamos de país tudo nos é estranho: a língua, as pessoas, a comida, a maneira de ser e de estar. Tudo é diferente... 

Ao longo deste ano fui aprendendo não só com a comunidade do Noviciado, mas também com as gentes, pois aqui vi humanidade, alegria, tranquilidade, festa, religiosidade...

O momento que mais me marcou foi, claro está, a famosa e derradeira Semana Santa. Uma mistura de fé e de sentimento popular, mistura de aromas como a cera e o incenso, mistura de cores nas vestes dos Nazarenos e Penitentes que incorporam as procissões. Quem se esquece do "Venga de frente miarma!" Y o "poco a poco" ou ainda "Vamos a levanta costalero valiente"...

E não há palavras, fotos ou videos que expressem o que se vive nestes dias... quem veio cá entenderá e quem não veio, aconselho.

Vi humanidade naqueles que se dão todos os dias e todas as noites para levar a pobreza para fora da capital andalusa. Encontrei-me com gente que oferece do que é seu para dar aos que não têm.

Vi alegria no rosto dos mais pequenos que nas procissões levam uma vela arrastada que nem eles podem carregar. Vi alegria no rosto de miudos e graudos que recebem a cavalgata dos Reis e que deles recebem toneladas de caramelos. Vi alegria estampada no rosto de todos e todas aquelas que na Feria de Abril vestem os seus trajes sevillanos e bailam.

Vi tranquilidade nas ruas e ruelas e que mesmo que seja uma grande cidade nota-se um sentimento de bairro que tanto me faz lembrar a minha terra.

Sem dúvida que Sevilha é uma cidade de maravilha... um sentimento religioso e popular profundo!!!

Esta cidade que me deixa, mas que me marca!!! 

Obrigado a todos os que os fizeram parte deste ano do Noviciado que, como diz um frade, 'para o bem e para o mal é o unico ano da nossa vida".

Coincidimos estes dias uns amigos de Portugal, de seus nomes Tânia e Cristiano, Susana e Carlos e Dina... foi tempo para tentar transmitir o que esta cidade tem de mágico e creio que levaram um 'buen recuerdo'. Obrigado pela visita...

Como diz uma Sevillana de Carlos Saura:
"Fue en Sevilla la primera vez
Fue en Sevilla la primera vez, 
Fue en Sevilla..." 

¡OLÉ!

HASTA SIEMPRE SEVILLA...


Comentários