Seis meses depois《do primeiro dia...》

Faz hoje, precisamente, seis meses que cheguei a Sevilha.

Lembro perfeitamente o dia: saímos pelas 6h do Convento de Lisboa, encomendamos a nossa viagem à protecção de Maria. O frei Filipe encarregou-se de preparar um CD com músicas para a viagem e a primeira foi 'Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida' e ouvimos a música na Ponte Vasco da Gama.

MiguelOliveiraFotografia
Confesso que as lágrimas vieram-me aos olhos. Por vários motivos: alegria, pois iniciava uma nova etapa; um sentimento de saudade, já que tão cedo não viria a Portugal; tristeza por deixar família, amigos, terra.. tudo; esperança pelo futuro que me aguardava.

Lá fomos andando, conversando, dizendo anedotas e iam-nos explicando o que seria o Noviciado.

Pelas 12h chegamos a Sevilla. Um dia com muito calor, estavam 36 graus. Depois de sermos apresentados ao Padre-Mestre e aos Noviços que aí estavam, tivemos tempo de acomodar os quartos e de ir beber algo.

Depois da comida, descansamos e pelas 17h fomos dar um passeio com o frei que nos mostrou um pouco da cidade.

Na manhã do dia seguinte é que começou a sério: ver o frei de Portugal a partir, encontrar gente que não falava a mesma língua que eu, o ter de falar com eles... os problemas típicos da adaptação. Mas depois de dois dias começa-se a falar o 'portunhol' e ao fim de uma semana já nos entendemos todos.

Hoje, também faz 3 meses da minha tomada de hábito! Foi um dia grande! A minha família, os meus irmãos dominicanos, o meu Provincial... todos em ambiente festivo por nós, pelo nosso dia...

Gosto de recordar, gosto de voltar atrás e ver o que me atraiu no momento primeiro e que me faz ser feliz...

Dizia Santo Agostinho no Livro X das Confissões que, o acto que mais nos faz viver é recordar o passado. Com ele aprendemos a não cometer os mesmos erros, a fazer o que deixamos de fazer por preguiça, ou seja, a viver de outra forma e melhor!

É bom recordar o que passou, momentos bons e maus, mas sobretudo saborear aquela alegria que encheu o nosso coração e que continua a encher cada dia...

E... já passaram seis meses!!!

Pax Christi,

frei José Manuel, op

Comentários