Fazer tudo o que Ele nos disser...

«Fazei tudo o que Ele vos disser»

O trecho do Evangelho de João que escutaremos este Domingo inaugura o Livro dos Sinais. Dizia um irmão deste convento acerca desta temática dos símbolos: «A vantagem da linguagem simbólica que Jesus utiliza é a de dar margem para as nossas interpretações e adaptações». Na verdade, muitas interpretações são feitas sobre as Bodas de Canaã. Também vou dar a minha... 

Em primeiro lugar Jesus ocupa um lugar humilde e quase desapercebido. É um convidado no meio dos outros convidados, recebido sem pompa nem circunstância. Depois estava acompanhado de Maria, juntamente com os seus discípulos. Jesus aparece, assim, pela primeira vez.

A sua presença traz a novidade:

A água simboliza, aqui, a Antiga Aliança, porque lembra as purificações dos judeus, o cumprimento estrito da Lei. Os judeus acreditavam que a santidade era o cumprimento cego da Lei. Se fizessem isto e aquilo, a santidade era garantida! Ora bem, sabemos que as leis são necessárias, pois ordenam a vida quotidiana dos Homens, mas viver apenas agarrados à Lei, restringe em muito a vida, isto é escraviza-nos! 

O vinho, pelo contrário, pode significar a alegria da Nova Aliança, inaugurada pelo próprio Cristo. Este vinho simboliza a alegria, a boda, o banquete que anuncia a chegada do Messias. Jesus não veio para abolir a Lei, mas para dar-lhe um novo entendimento. 

Sabemos que os judeus dão muita importância aos números: «Havia ali seis talhas...». O número sete é o número da plenitude, da perfeição, mas ali só havia seis. Jesus é a «talha» que completa as outras seis. Jesus completa a Lei... 

Mas, sem dúvida, o apelo mais comovente do Evangelho de hoje são as palavras de Maria. A confiança que Maria depositava no seu Filho é completa. Ela sabe que ele veio para dar alegria ao Mundo. Ao dar este vinho novo, Jesus dá a entender o que é o Reino dos Céus que não é uma questão de comida ou bebida, mas é alegria e paz. 

É da confiança em Jesus que nasce a nossa vocação. Jesus convida-nos à santidade, à perfeição... É o apelo que Maria lança aos serventes que nos deve levar a aceitar o plano de Deus. 

Fazer tudo o que Jesus nos diz é levar a cabo o Seu plano de amor aos Homens... Levar à mesa dos Homens do nosso tempo esse vinho novo, isto é, Jesus! Somos convidados, neste Evangelho, ao serviço gratuito.

Que deixemos ecoar no nosso coração o apelo de Maria:

_____________, faz tudo o que Ele te disser!

Servimos o vinho novo, o próprio Jesus?

Bom Domingo!!!

Comentários