O Monte Carmelo e o Monte Calvário: Maria, lugar comum!

 

Altar de Nossa Senhora do Carmo
Foto: Sérgio Santos



Queridos irmãos,

Que honra e que gosto poder dirigir-vos esta meditação no dia da nossa querida Mãe do Céu que aqui invocamos como Nossa Senhora do Carmo. Muito agradecemos a Deus pelo Padre João Barros Nogueira que, em 1710, adquiriu esta bela imagem que todos veneramos e assim constituía a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo de Perosinho, em 1734, directamente dependente da Ordem Carmelita. Foi assim que se instaurou este belo culto à Santa Mãe de Deus!

A festa de Nossa Senhora do Carmo é umas mais belas festas de Nossa Senhora, não só porque é uma das mais antigas, mas porque é a festa da Mãe da Igreja, deste terreno fértil que queremos ser e onde o Senhor derrama a Sua palavra como que de uma semente se tratasse e que germina e cresce. Carmelo quer dizer vinha do Senhor, este hectare que Deus gosta de visitar e no qual se passeia no meio da Sua criação, este terreno amado onde Deus saboreia a feliz fecundidade da obra que ele mesmo realizou.

O monte Carmelo brilha na história do Povo de Israel, especialmente com a história do profeta Elias e como qualquer monte, o Carmelo indica que é preciso subir para chegar a Deus, deixar-se conduzir pelos terrenos altos e por vezes difíceis. O monte é o lugar da verdadeira adoração, o lugar onde o Senhor mostrou que era o Deus vivo aceita o coração purificado de quem d’Ele se aproxima.

Maria, a jovem de Nazaré, mãe de Jesus é o culminar dessa imensa história de Salvação:

No fundo da sua alma, completamente aberta às dimensões da história de Deus com o seu povo, é o culminar de uma humanidade que procura a Deus, esperando-o e amando-o e, assim, torna-se a morada onde Deus pode vir habitar.

Na santidade da sua alma, consente plenamente a vontade de Deus, sem se voltar para si mesma, torna-se, também ela, o templo onde Deus quer habitar.

Na riqueza da sua humanidade, da sua educação, da sua psicologia, do seu olhar sobre os outros, ela manifesta a justiça, a misericórdia, a ternura da fé, a extraordinária capacidade da fé dos humildes, revelando aquele amor preferencial de Deus pelos pobres e humildes.

Assim, temos aqui três aspectos importantes da veneração de Nossa Senhora do Carmo: a profundidade da sua alma, a santidade da sua vida e a riqueza da sua humanidade. E, deste modo, compreendemos aquele grito da mulher que diante de Jesus exclama: «Bendita aquela que te gerou e cujos seios te amamentaram» e, mais ainda, com isto entendemos, de imediato a resposta de Jesus àquela mulher quando diz: «Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática».  A imensa grandeza de Maria, a imensa beleza que nela contemplamos, vem da sua relação íntima com Deus, da sua escuta obediente que a fez Mãe do Salvador, desde a anunciação e que se perpetuou depois da Cruz, tal como ouvimos no Evangelho: Maria não é somente a mãe de Jesus, mas mãe de toda a Igreja.

Por isso, quando celebramos Nossa Senhora do Carmo, celebramos um dos nomes da Igreja, porque a Igreja realiza-se com este sim e com o auxílio de Maria. Maria é a esperança da Igreja, ou melhor, ela torna-se imagem e modelo da Igreja que todos queremos: sem manchas, sem conflitos, sem fraquezas. Queremos olhar para a Igreja como uma Mãe que cuida e protege os seus Filhos, uma Mãe na qual podemos recorrer sempre, porque sabemos que nela encontramos refúgio. Queremos encontrar uma Igreja que acolhe a todos, que ama a todos, que não exclui ninguém. Queremos encontrar uma Igreja onde nos sintamos na presença de Deus, uma Igreja que seja templo de Deus, lugar habitado por Deus, local de encontro com Deus. E Maria é tudo isto!!! Mesmo na Cruz amou muito, não excluiu ninguém, antes recebeu todos estes Filhos de Deus, amando-os como ao próprio Jesus, tornando-se o sacrário de Deus no meio da humanidade.

E Maria tudo fez para tornar a Deus presente no Mundo, não chamando a si todas as atenções, mas dirigindo tudo e todos para o Seu Filho. Na humildade e no silêncio, Maria acompanhou a vontade de Deus para aquele Jesus de Nazaré. Tudo na vida de Nossa Senhora nos aponta para Cristo! A sua humildade, simplicidade, generosidade e ternura… tudo quer revelar o rosto de Cristo!!!

Maria, no seu silêncio orante, acompanhou e amou muito. Acompanhou o seu Filho não a um monte qualquer, mas àquele monte de que nos fala o Evangelho: o Monte Calvário. Somos convidados a subir não só com os nossos olhos, mas com o nosso coração onde Cristo se entregou totalmente e para sempre. Somos convidados a subir o monte, não sozinhos, mas com Maria e a contemplar naquela Cruz o mistério da nossa salvação: o amor derramado e entregue por nós.

Somos convidados a subir hoje a estes dois montes: o do Carmelo e o do Calvário. Somos chamados a gastar a nossa vida nesta subida até Jesus, nesta subida ao calvário onde a Igreja encontra na Cruz do Senhor a grande arma que vence o mal, a morte, o desânimo, as trevas. É nesta subida, tantas vezes custosa e dura que nos apercebemos do grande milagre do escapulário que luzimos hoje ao nosso peito. Não é sozinhos que subimos este monte, mas subimos com o auxilio desta Mãe. Por isso, o escapulário não é apenas uma peça de pano ou um adorno, mas um sinal que nos recorda esta presença materna de Maria, um sinal da aliança que Maria faz connosco para nos levar até Jesus. E nós, em Perosinho temos estes dois montes: o monte Carmelo, onde está a Mãe, que invocamos como Senhora do Carmo e o monte Calvário, onde está o seu Filho que aqui invocamos como São Salvador. Aquela Cruz não é o fim, mas o início de uma grande aventura. Uma aventura que começou há mais de 2000 anos naquele monte Carmelo e que na nossa terra começou há 311 anos. E qual é esta aventura? Qual é esta vida? É a vida cristã sob a protecção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo. Mas para isso é preciso subir e gastar a vida na subida.

Subamos a estes dois montes hoje! Deixemos que o nosso coração, os nossos olhos e todo o nosso ser contemplem aquela que é a Mãe e aquele que é o Filho! Deixemos que o nosso coração se abra a este mistério da maternidade e da entrega total de uma mãe pelo filho e que todos, ao sairmos daqui entendamos, tal como repetiu o Papa Francisco em Fátima: Temos Mãe!!! Sim, temos uma Mãe! Sim, Perosinho tem uma mãe e essa mãe é a Nossa Senhora que aqui invocamos como Nossa Senhora do Carmo.

O mistério desta mãe abraça-nos nesta tarde! Uma mãe que sofre aos pés da Cruz e uma mãe que protege os seus filhos. Uma mãe que acompanha o sofrimento do seu Filho e uma mãe que continua a acompanhar-nos a nós, seus filhos. É grande o mistério desta mãe!!!

«Junto à Cruz de Jesus estavam sua Mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas e Maria de Magdala». É a cruz o centro da nossa vida cristã! É lá que Cristo transforma a morte, o medo, as trevas em luz, perdão e misericórdia! Ali está Jesus: despido de tudo, nu e humilhado. Jesus, o Nazareno, Rei dos Judeus, o rei divino que reina de braços abertos e pregados na Cruz, com o lado aberto e com uma coroa de espinhos. Jesus, o Nazareno, Rei do amor ali jaz: Eis o amor derramado naquela Cruz! Naquele acto de amor, cujo silêncio ensurdece e espanta, Jesus sofre. Diante de toda aquela agonia e sofrimento Maria não diz uma única palavra. Apenas sofre com Aquele que deu à luz, apenas sofre com o seu filho. O amor de Maria é tão paciente como o de Jesus: é um amor sofrido, silencioso, como um fogo que arde bem dentro e a leva a sofrer quase tão silenciosamente como o Seu Filho.

«Jesus, vendo a sua mãe e o discípulo que Ele amava disse à sua mãe: «Mulher, eis aqui o teu Filho». Jesus, do alto da Cruz, do alto do seu sofrimento e agonia, fundou algo fundamentalmente novo, a família de Deus, a Igreja. Aquele discípulo passa a filho. Aquele órfão adquire uma mãe. A figura de João é a figura daquele discípulo que nunca abandona o seu Mestre, aquele que estava junto ao sofrimento, próximo das chagas, próximo do lado aberto de Cristo. Maria, naquela Cruz viu o que nós mesmos sabemos quando, incapazes de mudar a situação e vendo uma pessoa amada a sofrer e toma a atitude que qualquer um de nós pode tomar diante do sofrimento: o medo, ficar imóveis, ficar paralisados. Mas a experiência de Maria muda depois daquela palavra inesperada de Jesus: «Mulher, eis aqui o teu filho». O dom da maternidade de Maria não termina diante do sofrimento, não termina diante da morte do seu Filho, mas aquela morte abre o coração de Maria a uma maternidade ainda mais forte.

«Depois disse ao discípulo: «Eis a tua mãe». É este o mistério da subida ao monte Carmelo. Elias sobe ao topo do monte Carmelo num momento difícil, marcado pela seca, pela fome, pela aridez do deserto. Apenas avista ao longe o mar, que significam as trevas e todas as forças do mal. E eis que Maria aparece prefigurada naquela nuvem que subia e descia diante dos olhos de Elias. No monte do Calvário, a nuvem tem a forma humana de Maria. E neste acolhimento de Maria como mãe, nada ficará igual ao que era. O discípulo torna-se filho e aquela mulher torna-se mãe.

Somos nós, hoje, estes filhos! Somos hoje nós convidados a acolher Maria em nossa casa e no nosso coração, sabendo que para subir ao monte da glória é preciso subir primeiro ao monte dos nossos calvários.

É preciso subir a estes calvários onde vemos tantos «Cristos» pregados nas cruzes das nossas indiferenças, das nossas críticas, das nossas desconfianças. É preciso contemplar os «Cristos» que ainda hoje são crucificados pela nossa pouca fé, pelo nosso egoísmo, pela nossa descrença e pela nossa falta de amor.

Só depois de passarmos os Calvários somos capazes de chegar ao Monte Carmelo, onde vemos esta Mãe que nos dá no seu escapulário um sinal da sua aliança, contra o qual nenhum mal, nenhuma espécie de maldade nos poderá tocar. Maria, Nossa Senhora do Carmo, continua a acompanhar-nos com o seu amor e também hoje ela se reúne neste Cenáculo de Perosinho como a mãe que nos foi entregue e nós, como filhos, diante dela lhe pedimos a sua protecção e bênção para nós e para as nossas famílias e para toda a Paróquia.

Querida Mãe, Senhora do Carmo, olha estes teus filhos e filhas que aqui vêm entregar a sua vida, marcada tantas vezes pelos momentos de Cruz, de Calvário e de Via Sacra. Olha para o nosso caminho tortuoso e aparentemente tão difícil! Aqui vimos, querida Mãe, para subir contigo a este monte Calvário onde tudo se joga e onde tudo muda. Que não vejamos somente a Cruz, mas a vida e o amor que nela se derrama! Ajuda-nos, ó Mãe, a ver nos nossos calvários e nos crucificados deste mundo o Teu Filho Jesus, o Salvador. Impele-nos, Senhora do Monte Carmelo, a fazermos desta comunidade paroquial o cenáculo, a Igreja, onde o Espírito do Teu Filho vive. Querida Mãe e Senhora do Carmo, ajuda-nos a sermos humildes colaboradores neste Monte Carmelo, nesta vinha do Senhor que é o mundo.

Aqui, prostrados aos teus pés, querida Senhora do Carmo, pedimos a tua protecção e auxílio, que o teu escapulário representa, para que saibamos viver a vida como se fosse uma subida até estes dois montes onde a vida e o amor se derramam por nós, onde aquele corpo ensanguentado do teu Filho nos recorda que «não há vitória sem Cruz» e não há vida que não seja acompanhada pelo amor de uma mãe.

Homilia proferida no dia 16 de Julho de 2023, dia da festa de Nossa Senhora do Carmo, em Perosinho.

Comentários