O Senhor é Rei!!!

«Vinde, benditos de Meu Pai, recebei em herança o Reino
 preparado para vós desde o princípio do Mundo. 
Aleluia!»

Celebramos, hoje, a grande solenidade que dá sentido ao Ano Litúrgico, ou seja, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo! Percorremos todo um ano, meditando nos mistérios de Cristo e, por fim, coroamos a Cristo como Rei! Rei do Universo,que é o mesmo que dizer Rei de tudo o que por Deus foi criado!

Jesus é Rei, não de um reino terreno ou temporal, mais rei de um reino espiritual, cujas características são, como ouvimos no prefácio da Missa, um reino de paz, de justiça, de amor e de verdade!

O Evangelho é um relato apocalíptico do que será o nosso juízo! Dá para reparar não tem um livro da vida, nem é ajudado pelo São Pedro como nós imaginamos! Jesus apenas pergunta: como tens amado?

Como tens amado!? É a grande pergunta que o Senhor nos irá fazer! Por isso não há nada a temer, mas há que amar e amar como Ele ama: sem medidas nem limites!!! Porque amar a Deus implica amar o irmão! Quem diz que ama a Deus e não ama o seu irmão é hipócrita!!! São João, na sua primeira carta, deixa isso muito claro:  "Se não amais o irmão - que podeis ver -  como podeis amar a Deus que não vedes!?"

Faz quase um ano em que, numa conversa por facebook, alguém me perguntava sobre o sentido da vida! Confidenciava-me que, por várias razões, se sentia impelida a ajudar os outros, fazendo voluntariado, mas nunca teve coragem para ir... Eu, claro está, incentivei a pessoa a ir inscrever-se numa acção de voluntariado!!! Ela foi para o IPO trabalhar com as crianças... Há uns dias mandou-me um e-mail! Disse que encontrou o sentido da vida...disse que amava tanto aquelas crianças que se pudesse ficava ela doente!!! E isto soao ir visitar o IPO uma vez por semana!!!  E porque? Porque amou!!!

Amar não significa gostar, como nós pensamos! Amar significa aceitar as realidades, as pessoas, as maneiras de ser!!!

Adiante... 

O Reino de Deus já está aqui, como dizia Orígenes: 
"Si, como dice nuestro Señor y Salvador, el reino de Dios no vendrá espectacularmente, ni anunciarán que está aquí o está allí, sino que el reino de Dios está dentro de nosotros, pues la palabra está cerca de nosotros, en los labios y en el corazón, sin duda, cuando pedimos que venga el reino de Dios, lo que pedimos es que este reino de Dios, que está dentro de nosotros, salga afuera, produzca fruto y se vaya perfeccionando."

Este é o nosso trabalho: orar para que o reino de Deus que está em nós saia de nós e dê frutos! Isto é um dom... O amor é um dom!!! 

Trabalhemos para que este reino não seja uma realidade distante, mas que se faça presente no hoje da nossa vida!!!

Pax Christi,

fr. José Manuel

Comentários