Tanto para contar...

Algumas pessoas estranham a ausência de posts estes dias mas a razão é simples: muito para fazer, tanto para contar e pouco tempo para tudo fazer!!!

Mas, por fim, hoje tive um pouquinho de tempo para poder dizer algo que se passou ao longo desta ultima semana tão importante.

Quinta-feira
Chegaram os irmãos portugueses que vieram para a Tomada de Hábito. Foi de conversas, de saber como estava o país e os nossos frades! 
Chegaram, também, uns pastéis de nata com canela que... Deram um saborzinho português a Sevilha!!!

Sexta-feira
Dia de limpezas, preparações, arrumações... Afinal o dia grande estava para chegar!
Ao final, os portugueses foram comer um geladinho "à melhor gelataria de Sevilha", dizia um irmão português e que eu confirmo!!! 

Sábado
Às 7h da manhã chegou uma outra delegação de Portugal, mas esta mais emotiva, para mim, pois era a minha mãe e os meus tios. Fui busca-los, metemos o carro no parque e fomos tomar o pequeno almoço. Depois mostrei-lhes um bocadinho o que era a cidade de Sevilha, algumas igrejas... Foram descansar, pois fizeram uma longa viagem de 8h. 
Enquanto isso preparamos tudo o que era necessário para a celebração. Depois de terem descansado, foi o momento de serem apresentados à comunidade. Lá fui apresentando conforme iam aparecendo! Ficaram encantados com a recepção e dizia-me a minha mãe: "parece uma família", o que eu confirmo, também.

Antes de começar a celebração os nervos apoderaram-se de mim! Não por pensar que poderia correr mal - até porque as nossas celebrações apesar de serem solenes são discretas, austeras e sem grandes pompas -, mas porque as emoções vieram ao de cima!!!

Desta Tomada de Hábito posso destacar alguns momentos mais marcantes:
1. Chamada: Chamam cada um pelo seu próprio nome ao que respondemos como Samuel!

2. Primeira Prostração: Gosto de lhe chamar a prostração da misericórdia. Pedimos a misericórdia do nosso Deus e a dos irmãos para que nos ajudem e ensinem a seguir o caminho de Jesus Cristo, idealizado por São Domingos.

3. Tomada de Hábito: É um dos momentos mais significativos. Para mim o foi pois, na verdade, realizou aquilo que significa. Despir o homem velho e revestir-se do homem novo é o que significa e para mim significou. De tal forma que a emoção se apoderou de mim! O meu Provincial deu-me uma grande alegria: deixou que aquele homem que foi o meu padre espiritual, o meu formador, o meu amigo, impor-me o hábito! Fico agradecido ao frei Filipe por tudo o que fez por mim e mais por acreditar em mim e ver-me tal como sou! Assim fui um homem novo, com a sua ajuda e os seus conselhos!!!

4.Segunda Prostração: Foi muito significativa! Nela passou-me tantos pensamentos, tantas coisas boas e más... Mas veio-me à mente as coisas que me fizeram feliz na Ordem e como desejo viver nela este seguimento de Jesus! 

5. Abraços fraternos: são, também momentos significativos! Uns vão segredando palavras de ânimo, outros vão dando sorrisos, outros ainda lágrimas... 
São apenas alguns momentos que, para mim, fizeram que a Tomada de Habito tivesse mais sentido e encanto!!! 

Depois seguiu-se o almoço para conviver um pouco com todos!!! Intenso, também, pois nos cumprimentam, nos incentivam, dão uma palavra de alegria, de esperança, falaram com os meus familiares!!! Enfim... Um almoço de família!!!

Depois vieram as despedidas: dos familiares, dos frades portugueses, das pessoas!!!É sempre difícil ver quem gostamos a partir... Mas é assim!!!

Agradeço a todos as mensagens, cartas, e-mails, telefonemas de apoio!!! Lamento que, infelizmente, ainda haja pessoas infelizes!!! Falo disto por certas mensagens que recebi de pessoas anónimas dizendo coisas más e desejando-me mal!!! Enfim... Rezo por elas! Mas digo-lhes, respondendo, que viver a vida dos outros ou do mal dos outros nunca é solução para a frustração em que vivem!!! Adiante!!!...

Depois de toda esta azafama foi momento de "por ordem à casa"!!!

A vida continua, continua a transformação interior, a constante conversão... É uma obra inacabada esta de seguir a Jesus e de ser santo, por isso... Caminhemos!!!

Pax Christi,
fr. José Manuel

Comentários