Mas... o que se pasa neste Mundo!?

Parece que, cada vez mais, nos habituamos a viver com a desgraça...

Faz tempos que escrevi um artigo para um pequeno jornal que tinha este título 
: "Comemos com os mortos!". Era um texto crítico, mas mais que isso era uma reflexão sobre a sociedade contemporânea que é uma sociedade de hábitos.

Habituamo-nos com muita facilidade a ignorar certos casos, certas situações, certos problemas que emergem no nosso Mundo e habituamo-nos a comer com os mortos, ou seja, habituamo-nos a ver as noticias enquanto estamos a comer tranquilamente e expressando a nossa opinião... " Ai Jesus... Pobrezinhos" mas continuamos a comer o arroz.

Mas assim é, assim somos e assim sou eu, tantas vezes, não a comer porque não temos televisão no refeitório...

Isto leva-nos a reflectir... Ou pelo menos deveria!!!

Hoje, quando acordei, tinha um e-mail de uns religiosos que estão presentes nos países onde o Estado Islâmico tem devastado cidades inteiras, povos inteiros, deixando um rasto de destruição... 

O e-mail dizia: "Caro irmão, a nossa congregação está em risco, já não podemos fazer nada! Já não nos deixam sair de casa, já não podemos sair... Já não podemos por mais gente dentro da nossa igreja, já esta cheia a igreja principalmente de crianças e mulheres que conseguiram fugir durante a morte dos homens!!! 
Mas esta noite, nesta cidade, capturaram um jovem... Bastou ele dizer o nome de Jesus para o capturarem e o queimarem vivo!"

O e-mail seguia!!!

Não nos habituemos a isto, façamos alguma coisa, quanto mais não seja rezar!!! " Tudo quanto pedirdes ao Pai na oração, Ele conceder-lo-á!!!"

Unamos as nossas preces por todos aqueles e aquelas que vivem estas atrocidades!!! Não nos habituemos a viver à margem dos acontecimentos, não nos habituemos a comer com os mortos, mas a rezar por eles!!! Que nos deixemos impactar... E não habituar!

Pax Christi,
Fr. José Manuel

Comentários