A vida em Cristo

Para uma aula de Cristología estava a ler um livro cujo título é o título deste artigo -passando a redundância - de Nicolas Cabasilas, um autor ortodoxo do século XIV. A certo momento o autor diz:

"CRISTO é oferecido como pão e Ele mesmo é quem se oferece como unção: oferece-se Ele mesmo quando deifica a sua carne e assim aceita-nos como partícipes da sua unção", p. 115

Mas, o que é isto de deificação? O que é a deificação do Homem!?

Na nossa relacão com Deus não somos como alunos, que partem do 0 para chegar ao 20, mas ao contrário: partimos do 20 e a nossa missão é manter esse 20... é a graça em pleno, a certeza de que já estamos salvos, de que somos semelhantes a Deus e não idênticos a Ele.

A Teologia Paulina é um reflexo disto: "ser um com Deus", "é Cristo que vive em mim", "viver para mim é Cristo"... 

No fundo o Pecado Original, começado pelo primeiro Adão (cfr. Gen 3), que muitas vezes de maneira errónea é associado apenas à sexualidade, é isto: querer ser Deus, tirando-o do meio, comendo do fruto da Árvore da Vida e da Sabedoria que é o próprio Deus.

Pelo Baptismo e Confirmação recebemos o 20 de Deus e toda a nossa vida é um caminhar para manter esta santidade que nos é dada pela graça que recebemos através do Espírito Santo derramado pela água, pela imposição das mãos e pela unção... a isto se chama Vocação à Santidade que, no fundo, é ser fiel ao Baptismo que recebemos.

Pax Christi, 
fr. José Manuel

Comentários