Espírito de Vida, vem!

Da Profecia de Ezequiel

Disse-me o Senhor: «Filho do homem, poderão reviver estes ossos?».
Eu respondi: «Senhor Deus, Vós o sabeis». 
Disse-me então: «Profetiza acerca destes ossos e diz-lhes: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor. Eis o que diz o Senhor Deus a estes ossos: Vou introduzir em vós o espírito e revivereis. Hei-de cobrir-vos de nervos, encher-vos de carne e revestir-vos de pele. Infundirei em vós o espírito e revivereis. Então sabereis que Eu sou o Senhor».
Eu profetizei, segundo a ordem recebida.
Disse-me o Senhor: «Profetiza ao espírito, profetiza, filho do homem, e diz ao espírito: Eis o que diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e sopra sobre estes mortos, para que tornem a viver».
Eu profetizei, como o Senhor me ordenara, e o espírito entrou naqueles mortos; eles voltaram à vida.
Então o Senhor disse-me: «Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. 
Eles afirmaram: ‘Os nossos ossos estão ressequidos, desvaneceu-se a nossa esperança, estamos perdidos’. Por isso, profetiza e diz-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Abrirei os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar, meu povo, para vos reconduzir à terra de Israel. Haveis de reconhecer que Eu sou o Senhor, quando Eu abrir os vossos túmulos e deles vos fizer ressuscitar, meu povo. Infundirei em vós o meu espírito e revivereis. Eu, o Senhor, digo e faço.

COMENTÁRIO

Na grande maioria das comunidades não se celebra a Vigília de Pentecostes na forma longa, o que é uma pena.

Esta leitura do Vale dos Ossos Ressequidos é toda uma metáfora sobre o poder do Espírito Santo: poder sobre a profeta, poder sobre os ossos.

Receber o Espírito é cumprir a Sua palavra, é deixar que o Senhor nos dê o sopro da brisa e nos faça reviver. Não só fisicamente, mas espiritualmente. Quando o Espírito do Senhor cumpre a Sua promessa então somos capazes de profetizar, de louvar, de viver plenamente.

Nós somos esses ossos ressequidos que esperam a vinda do Espírito do Senhor, que nos dá vida e vida em plenitude. E quando estamos cheios do Espírito Santo somos capazes de mudar o Mundo pela nossa palavra e pela nossa vida.

Deixemos que o Espírito entre no nosso coração para sermos capazes de mudar o Mundo, para sermos capazes de fazer a diferença...

Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor.
Enviai, Senhor, o Vosso Espírito
e tudo será criado e renovareis a face da Terra.

Oremos:
Infundi, Senhor, o Espírito Santo nos nossos corações para que, a exemplo dos Apóstolos e de Maria, Vossa e nossa Mãe, possamos ser pregadores da Boa Notícia que sois Vós e que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.

AMÉN!

Comentários