Que fazes tu aqui?


Depois, ouviu-se uma ligeira brisa. 
Quando a ouviu, 
Elias cobriu o rosto com o manto, 
saiu e ficou à entrada da gruta. 
Ouviu então uma voz que lhe dizia: 
«Que fazes tu aqui, Elias?»

Existem vários textos na Bíblia que sempre me trazem uma novidade, apesar de as ter ouvido muitas vezes, já que de dois em dois anos, as oiço, dado a alternância litúrgica. Desde ontem que temos ouvido o relato da vocação de Elias, que é sempre belo e que nos faz pensar na nossa própria vocação. 

Mas a pergunta que eu faço (creio que já a formulei há dois anos) é: Onde andamos a procurar o nosso Deus?

Tenho vindo a perceber que nos ficamos nos acontecimentos espectaculares e belos, que nos transmitem uma sensação de impotência face ao poder misterioso de Deus. Procuramos Deus no externo e no belo, mas ele muitas vez revela-se no tosco, no que não é tão belo, mas que é bom. Deus só cria coisas boas e, por isso, tudo é bom. 

Mas atentemos no relato: 

O profeta Elias chegou ao monte de Deus, o Horeb, e passou a noite numa gruta. 

Vemos aqui a tentativa que o homem faz para se proteger e, por isso, procura uma gruta, onde se sentisse abrigado. Está aqui patente aquilo que é o pecado (num sentido lato), já que o pecado é o auto-convencimento e a busca de uma (pseudo)auto-segurança. O Homem procura ter o controlo da vida, arranjando maneiras de se abrigar e de se sentir seguro. Mas onde vai procurar refúgio? Numa gruta que, desde a antiguidade clássica, é o sítio das sombras. 

«Sai e permanece no monte à espera do Senhor». 

Eis que Deus lhe pede para fazer exactamente o contrário. É como se lhe dissesse: abandona as trevas onde vives e vem para a luz onde eu te posso falar e ver. Assim é Deus! Apesar de nos conhecer o íntimo, ele gosta que estejamos na sua luz, à sua vista. Gosta de nos ver e que nós o vejamos nessa luz que ilumina o caminho. 

Diante d’Ele, uma forte rajada de vento fendia as montanhas e quebrava os rochedos; mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento, sentiu-se um terramoto; mas o Senhor não estava no terramoto. Depois do terramoto, acendeu-se um fogo; mas o Senhor não estava no fogo.

E eis que, diante dele, acontecem uma série de maravilhosos espectáculos da natureza: um tornado, um terramoto, um fogo. Elias esforça-se por encontrar a Deus, mas não o viu, não o sentiu. Era demasiado violento para ser aquele Deus de amor e ternura (imagem rara no Antigo Testamento, à excepção dos livros proféticos e sapienciais) a quem ele procurava.

Depois do fogo, ouviu-se uma ligeira brisa. 
Quando a ouviu, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou à entrada da gruta.

Mas veio uma brisa suave, uma coisa que tantas vezes desvalorizamos e achamos não ser nada de especial. Porém, naquele momento algo o tocou. Saiu da gruta onde estava e colocou-se à entrada, como alguém curioso e medroso ao mesmo tempo. 

É interessante que Elias tenha cobrido o rosto com o manto. No Antigo Testamento, em Ex. 33, vemos o paralelo desta passagem do livro dos Reis. Moisés, durante a travessia do Deserto, consultava a Deus numa tenda, fora do acampamento e, durante estas idas de Moisés à tenda de Deus, o povo ficava parado, à entrada das suas próprias tendas e aí adoravam a Deus. 

Também Moisés pediu-lhe que lhe manifestasse o Seu poder, ao que Deus lhe responde: «Diante de ti farei passar toda a minha bondade, e diante de ti proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão» (Ex. 33,19). E depois, acrescentou: «Tu não poderás ver a minha face, porque ninguém pode ver-me e continuar vivo» (Ex. 33, 20). É aqui que Elias se funda porque quer ver Deus, mas não quer morrer. 

Ouviu então uma voz que lhe dizia: «Que fazes tu aqui, Elias?».

Então Deus questiona-o. Que fazes tu aqui escondido? Que fazes aqui isolado? Não sabes a missão que tenho para ti? Porque tens medo daqueles que abandonaram a minha aliança? 

É aqui que Elias se depara com um dilema: Se olho para Deus, morro; se volto para o meio do povo, matam-me! E espera de Deus uma manifestação para saber o que há-de fazer. 

«Vai pelo caminho do deserto e regressa a Damasco. Chegando lá, ungirás Hazael como rei de Aram; depois, Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel; e Eliseu, filho de Safat, de Abel-Meola, como profeta em teu lugar».

A resposta de Deus não tardou. É um imperativo, é uma missão. Está chamado, percebeu quem era Deus e o que queria dele. Agora só lhe resta cumprir a sua vontade. E ele vai confiado... Assim é o nosso Deus, misterioso, oculto, simples, ternurento, cheio de carinho para aqueles que o procuram e procuram fazer a sua vontade.

Deus não se revela nas coisas grandes, então procuremos Deus no dia-a-dia, nas coisas pequenas e que às vezes não são tão vistosas e agradáveis. Procuremos Deus num pobre, num doente, num injustiçado. Procuremos Deus no concreto, naqueles com que nos cruzamos e que às vezes não gostamos tanto. 

No fundo, a grande vocação surge do desejo da procura.

Comentários