Como um cão que ladra...

"O cão é um atributo simbólico do pregador, pois ele ladra contra o erro,
 afugenta os ladrões e os falsos pastores 
e cura com a sua língua"
M. H. Vicaire 

Como é do conhecimento geral, tinha um outro blog. Por ter denunciado um caso, vi-me obrigado a apagá-lo. Não quero dizer que não fui imprudente!!!!

Cada vez mais perto de dar passos decisivos e Conformo mais a minha vida àquilo que é ser um frade dominicano. Ao longo da história, os dominicanos foram uma voz incómoda na sociedade e até mesmo na Igreja por denunciarem os erros!!!

Isso obrigou a que os dominicanos estivessem sempre em grandes discussões e olhados de lado... A sua pregação dirige-se sempre para a justiça e a verdade! Por vezes a verdade, implica denunciar pessoas e situações e por a prémio a própria cabeça!!! Contudo, não se calam perante os descalabros do mundo em que vivemos!!!

O Noviciado para além de ser um tempo de maturação espiritual é um tempo de aprendizagem! Foi isso que vim a Sevilha aprender: aprender a ser e a viver como um frade dominicano! Digo-vos que tem sido intenso e rico... Desafiante!!!

Estes últimos dias estivemos a estudar questões que se prendem com a tomada de hábito, no próximo Sábado, dia 1! Uma das questões foi ver qual a história do hábito e a importância que tem na Ordem e no Mundo!

DOMINICANOS é uma palavra composta por duas que derivam do latim: DOMINUS e CANIS! Por tradução podemos tomar "os cães do Senhor"!

Vicaire, um frade dominicano, escreveu a frase que acima reproduzi! Há coisas que só podem ser sanadas quando são denunciadas. Nisso apoio o Papa Francisco!

Ter medo não é, de modo algum, a melhor forma para combater um problema ou situação! Há que denunciar ou como dizia alguém - de quem não me recordo do nome, neste momento - há que "dar voz aos sem voz" e, nestas coisas os pregadores sempre estiveram na linha da frente!

Quanto mais me aproximo da tomada de hábito, reconheço que foi um dom ter redescoberto a Ordem dos Pregadores, pois cada vez sinto que é a minha forma de vida! Não só pela denuncia destes problemas, mas sobretudo pelo modo de viver a verdade, com tranquilidade e autenticidade!

Peço a Deus que todos os Dominicanos nunca percam esta característica que lhes é tão peculiar! Que o Senhor lhes/nos possa sempre animar a viver segundo Jesus Cristo, enfrentando os problemas de frente! Peço que o Senhor me transforme para que eu seja um verdadeiro pregador da graça e da misericórdia!

Pax Christi,
fr. José Manuel

Comentários