Comunidade que irradia alegria!

Esta semana tem sido uma semana de festa!
Os dominicanos vivem da alegria de todos e da alegria do Evangelho!
É uma alegria contagiante, uma alegria que faz aproveitar, ao minuto, a vida que Deus nos dá! 

Quem vai a um convento dominicano só se pode sentir bem!!! A pobreza evangélica faz com que não nos apeguemos ao modo de viver do mundo, mas faz-nos abraçar o pouco que temos e a vivê-lo com autenticidade e de uma forma simples!

Depois de um mês e onze dias de Noviciado, aquilo que posso dizer é isto! É que a vida que se faz aqui é uma vida simples, sem grandes regalias, mas com o essencial! E desse essencial, vive-se... Louva-se, bendiz-se e prega-se!!!

Celebramos, esta semana, o padroeiro dos noviciados dominicanos, falo de São Luís Beltrão! Desde o mais novo ao mais velho, todos nos recordamos deste noviciado e, nas nossas orações rezamos pelos padres mestres de noviços e pelos noviços de toda a Ordem! 

Como já é costume, no fim do jantar houve um docinho com o fim de recordarmos esta data! 

Os recreios que fazemos aqui, ao contrário dos recreios da anterior instituição por onde passei, são momentos de descontracção, momentos de fraternidade, de partilha, de conversa!!! Os superiores falam com os mais novos, jogam com os noviços, vêem televisão, dialogam sobre assuntos importantes... E o que se depreende!? Depreende-se que, onde há mexericos, invejas, calúnias, jogos de interesses não é possível haver comunidade!!!
Foi um desabafo! Perdoem-me...

Sem embargo, este fim de semana, celebramos uma das festas mais importantes de toda a Espanha! Celebramos a Virgen del Pilar(imagem)!
Gosto muito de um hino simples que se canta aqui no convento e que o reproduzo...


Lucero del alba,
luz de mi alma,
Santa María.

Virgen y Madre,
hija del Padre,
Santa María.

Flor del Espíritu,
Madre del Hijo,
Santa María.

Amor maternal
del Cristo total,
Santa María.

Amén.





Começa-se a ver já alguns indícios de festividades! Que estas festas sejam a manifestação externa do que interiormente se vive!!!

Pax Christi,

fr. José Manuel






Comentários