A verdadeira nobreza...

In memoriam...

Aqui em Sevilha, esta semana, temos acompanhado a vida de um grande ícone da nobreza espanhola e mundial: Dona Caetana, vulgo Duquesa de Alba.

Esta mulher é famosa não só pela sua vida e pelos seus títulos nobiliárquicos, mas também pela sua personalidade! Irreverente, provocadora, simpática, simples, alegre são algumas das muitas características que possui!

Ontem, ao início da manhã, Sevilha vestiu-se de luto ao saber que esta mulher tinhaflecido, depois de uma semana de recuperação de uma pneumonia que veio a ser fatal para a Duquesa.

Tinha dois grandes lemas de vida:" Vive e deixa viver " e " Vive como sentes"!!!
Foi assim toda a sua vida e a sua existência!!!

E porque a verdadeira nobreza é aquela que sai do coração, ela sempre foi uma pessoa próxima, tranquila e pratica!!! Era uma pessoa muito querida aqui nesta cidade!

Saía do seu palácio para dar passeios pela cidade com o seu marido, tomava café numa das mais emblemáticas padarias da cidade, situada na Campana! Raramente levava guarda-costas e gostava de estar com o povo! Quando saía detinha-se com as pessoas a falar e nunca resistia ao desafio de dançar flamengo!!! 

Sempre se relacionou com um grupo desacreditado na Europa, falo dos Ciganos, sem medo e sem reservas! Nutriu uma devoção especial por este grupo e pelo seu Cristo, tanto ao ponto de querer ser sepultada aos pés do Cristo de los Gitanos, após o seu funeral que será realizado hoje às 12, na Catedral de Sevilha, presidido pelo Cardeal Arcebispo Emérito, o Sr. D. Carlos Amigo, OFM.

A vida desta mulher é um exemplo de que a nobreza não vem dos títulos ou de aspectos exteriores, não vem de palavras e atitudes forçadas por inerência de cargos, mas do coração...
Podemos ter muitos cargos, muitas funções, muita coisa mas se o nosso coração não for nobre na humildade e na proximidade com os demais de nada servem os títulos! 

Rezemos pela sua alma e que a sua vida seja um exemplo a segui, na humildade e proximidade com o povo!!!

Pax Christi,

fr. José Manuel

Comentários