Deus é AMOR!

"Quem não ama, não conhece a Deus; porque Deus é amor!"
1 Jo. 4, 8

Faz algum tempo que um casal de noivos me pediu para os ajudar a prepação da celebração e os ajudar a preparar de um modo mais espiritual para a mesma. Aceitei com algum agrado e prontidão esse desafio. Desafio, na medida em que me ia fazer reflexionar sobre o que é o sacramento do matrimónio.

Depois de alguns encontros, surgiu a pergunta: O que é o amor? Como se pode vivê-lo numa perspectiva cristã?

Apontei o texto da primeira carta de São João (1 Jo. 4, 5 - 21). Reflexionamos, Pusemos em comum as reflexões e depois um deles disse: "Ah! Assim faz sentido o casamento católico! Entender o amor de Deus como dom e não como algo nosso é algo que nunca me tinha passado pela cabeça!"

Então veio-me à cabeça uma imagem tipicamente portuguesa: a panela de ferro! O Matrimónio é como uma panela de ferro com três pernas! Uma é o Marido, outra a Esposa e a outra é Deus. Se lhe tiramos uma dessas pernas, a panela cai! E quem já comeu algo confeccionado nelas sabe muito bem que é diferente o seu sabor, apesar de feia! A minha Bisavó tinha uma destas e sempre cozinhava nela! Adiante, depois deste momento nostálgico... Por isso, quando o matrimónio sente a falta de uma dessas pernas cai! A presença do homem e da mulher é tão importante como a de Deus! 

O amor faz parte da vida humana, faz parte do homem, porque Deus faz parte da nossa vida! E este amor não é nosso, mas é de Deus!!! É dom!!! 

Dizia-lhes também que no Matrimónio, as vogais não podem ser esquecidas! Olharam para mim, com cara de assombro, e disseram: as vogais?!?! 

Sim, as vogais. Vejamos:
  • A - Amar
  • E - Escutar
  • I -  Inter-ajuda
  • O - Orar
  • U - União
É assim...
Quem ama, escuta o outro!
Quem escuta, ajuda!
Quem ajuda, ora pelo outro e seus problemas!
Quem ora está unido, através de Deus, ao outro!

Contudo, estas palavras podem ser também Aplicadas a quem vive em comunidade, pois nela é preciso tudo isto! Amar implica esquecermo-nos de nós e lembrar os outros! Implica amar o outro com os seus defeitos e qualidades, implica esquecer as querelas e lembrar as boas coisas, a amizade! 

Amar é entregar-se... Mesmo sabendo os riscos, mesmo sabendo que nem sempre estaremos de acordo, que muitas vezes iremos discordar, mas pensando que o outro me pode ajudar com aquilo que em mim é mau e vice-versa!

Para viver quer em união matrimonial, quer em união comunitária é preciso nunca esquecer o amor e quem nos une nele: Jesus Cristo!

Jesus nao nos deu o Código de Direito Canónico - que é necessário para regular a vida da Igreja, claro está -, Jesus deu-nos a lei do Amor. Mais, mostrou-nos, com a sua própria vida, esse mandamento!

Imitemos o Mestre e cumpramos o único mandamento que eles nos deu: o amor!

Pax Christi,
fr. José Manuel

Comentários