Advento, Imaculada... Natal!!!

É assombroso ver como o tempo passa... Ainda ontem era dia 1 de Setembro e já são 7 de Dezembro!

Por Sevilla, muita coisa se passa, dias muito cheios, ricos e ocupados... Tão ocupadosque nem tempo se tem para escrever algo no blog!!! Domingo é tempo de paragem...é o dia do Senhor!!!

Começamos semana passada o Advento, um tempo de espera atenta para que o Senhor venha e há que arrumar espaço para que Ele tenha lugar!!! Em celebrações tão simples e sóbrias, como são as dos nossos conventos, aprendemos a descobrir a simplicidade dos gestos, das palavras... E como isso é bom!!!

Como as boas tradições ordenam, esta semana foi altura de construir a árvore de Natal e o presépio na sala da Comunidade... Esteve a meu cargo e de um outro irmão noviço! Escolhemos como tema do Presépio aquela frase bíblica do Evangelho de São João: "E o verbo fez-se carne e habitou entre nós!"... E já está! Prontinho para o dia de Natal!!!

Amanhã celebra-se a Imaculada Conceição da Virgem Maria, uma festa muito querida pelos espanois, principalmente pelos Sevilhanos, de cuja cidade é Patrona. Começam a chegar as pessoas, turistas estrangeiros, espanhóis que se deslocam até Sevilha para celebrarem esta Solenidade! 

Hoje há um programa muito especial e que a mim me chama à atenção... O cantar das Tunas à Virgem! A mim que estive sempre por dentro das tradições académicas do Porto, este é um programa especial... Assim sendo, hoje, pelas 22h, na Catedral de Sevilha, haverá uma solene vigília e, pelas 24h, o Arcebispo deslocar-se-á ao Monumento da Imaculada para dirigir-se ao Povo. Depois disto, tocarão todos os sinos da Catedral!!! À continuação, as tunas da Cidade tocarão e cantarão poemas famosos de autores sevilhanos...

Amanhã, depois da Missa Solene na Sagrada Igreja Catedral, terá lugar uma majestosa procissão pelas ruas da cidade!!! 

E... Mais duas semanas e estamos no Natal, e mais uns dias em Portugal!! E passa assim o tempo! 

Para terminar, um hino:

Troquemos o instante pelo eterno,
Sigamos o caminho de Jesus,
A primavera vem depois do Inverno,
A alegria virá depois da Cruz!

Passa o tempo e com ele as nossas vidas
Tal como passa o bem, passa as desgraças
Passam todas as coisas conhecidas,
Só o Nome de Deus é que não passa...

Pax Christi,
fr. José Manuel

Comentários