Sopa da Pedra e a Vida Religiosa... e algumas notícias

Segundo uma antiga tradição e lenda, a famosa sopa de Pedra é uma iguaria portuguesa que se come e fica a chorar por mais.

Estes dias, estando num curso sobre a Teologia da Comunidade, saiu-me esta expressão: "A vida religiosa e a vida em comunidade são como a sopa de Pedra."

Segundo a lenda, um frade queria fazer a sopa para distribuir aos pobres da sua aldeia. Não tendo com que cozinhar, resolveu ir de casa em casa recolher alimentos. Bateu à porta de um homem rico que lhe disse que só lhe podia oferecer uma pedra. Pois bem, o frade acolheu a dádiva e prosseguiu o seu caminho. Foram-lhe dados os mais variados alimentos: alhos, cebola, carne, verduras, feijões, etc...
No final, o frade cozinhou uma maravilhosa sopa que a todos saciou.

Na Vida Religiosa é assim também: cada um chega com os seus dons e alimentos, com a sua personalidade... a comunidade acolhe e cozinha e ao final tudo se transforma num caldo cujo sabor é incomparavel.

Uma imagem apenas...

Uma pequena descrição destes dias (já que me vão pedindo):

1. Entre cursos de Noviciado e de Internoviciado, temos aprendido como se pode viver em comunidade, de como podemos viver a nossa relação com Deus e com os irmãos.

2. Em comunidade vamos preparando o Natal do Senhor, com ensaios, com a decoração... e com os doces.

3. Liturgicamente, rezando e orando em esperança para que se apresse a vinda do Senhor. A nossa coroa de Advento cada vez mais iluminada ajuda-nos a perceber a passagem do Tempo em nossas vidas...

4. Apostolicamente, vamos entendendo a realidade em que os pobres e idosos vivem... a mim dá-me pena ver certas condições em que os idosos vivem, bem como a solidão a que estão sujeitos.

5. Culturalmente, tem havido vários eventos na Cidade. Desde profissões de religiosos até concertos e iluminações de Natal... os quais aproveitamos e participamos.

Amanhã é o dia da Família Dominicana da Província Bética e que celebraremos, este ano no Mosteiro de Santa Maria, a Real, em Bormujos, Vésperas Solenes e um convívio simples...

Em breve, celebraremos o Natal, que seja um verdadeiro nascimento de Deus nos nossos corações.

Também já começo a contar os dias para um curto - mas creio que proveitoso - regresso a Portugal. É bom voltar ao nosso país, ao nosso convento e ao nosso lar familiar e partilhar a alegria que sentimos com os nossos.

Peço desculpa se não tenho sido assíduo nas publicações mas a verdade é que nem sempre há tempo livre.

Amanhã, em princípio, publicarei a minha mensagem de Natal em que estou a trabalhar.

Pax Christi, 
fr. José Manuel

Comentários