Acompanhar...

Sem dúvida que na nossa vida já experimentamos momentos em que é necessário acompanhar... acompanhar um momento ou uma pessoa!!! 

Nestes últimos dias, juntamente com dois irmãos, tenho vindo a acompanhar uma associação com a qual cooperei neste ano do Noviciado, naquilo que é a convivência anual. 

Estou numa pequena aldeia, Fuenteheridos, a 60km de Portugal. Embora já faça falta o sabor, o cheiro e o jeito portuguès, a missão ainda está por aqui...

Aqui temos uma função: acompanhar os idosos, ajudando-os, conversando, comendo, passeando e trabalhando para eles e por eles. Há que ter em conta que, para muitos, é o único passeio que dão num ano, daí a importancia de estar aqui e fazer tudo o que é possivel por eles...

Mas também nos traz coisas boas, pois faz-nos pensar no que seremos quando formos mais velhos e de que como queremos ser tratados nessa velhice.

Ao longo desta semana tenho aprendido muito com eles, tenho percebido como é importante acompanhar alguém, mesmo quando essa pessoa se chateia com as outras.

Acompanhar é já parte integrante da nossa vida. O religioso é aquele que acompanha os irmãos... não está acima dos irmãos, está a par deles... isso é acompanhar...

Hoje celebra-se a memória de Nossa Senhora do Carmo. Ainda que eu não seja Carmelita, esta sempre foi uma invocação que me foi acompanhando, visto que é a Padroeira da minha paróquia onde nasci e que me foi acompanhando pela vida e vocação...

O Evangelho diz-nos que aqueles que fazem a Vontade de Deus, esses mesmos são os irmãos de Jesus, ou seja, da sua família. Ou melhor ainda, Filhos de Deus. 

Para terminar e porque a hora já vai avançada e o corpo já não aguenta...

1. Uma saudação especial à Paróquia de onde sou natural, Perosinho, por celebrar a festa em honra de Nossa Senhora.

2. Ao Grupo de Acólitos que eu ajudei a formar. Parabéns pelos vossos 5 anos de existencia. Perseverai no serviço...

2. Um grande abraço aos irmãos do Carmelo ( calçados e descalços), que a Virgem Maria vos proteja.

3. A todos os onomásticos (Carmo, Carmen, Carmelo) muitas felicidades, em especial ao Padre Mestre que leva estw nome.

Pax Christi,

fr. José Manuel


Comentários