Vontade... Renunciar... Tomar a Cruz... Seguir Jesus

«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. 
Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á». 

O seguimento de Jesus Cristo implica várias mudanças, tanto pessoais, como comunitárias. Mas, sobretudo uma conversão de vida baseada na confiança e na misericórdia n'Aquele que nos sustenta. Nas leituras da missa de Sexta-feira  (cfr. I Tim 1, 1 -2. 12 - 14), São Paulo diz que dá graças Àquele que lhe dá forças e o achou digno de confiança para o Seu serviço, mostrando-nos que só pela confiança em Deus é possível o caminho.



Coloco aqui um texto de São Cesário de Arles (Monge e Bispo do séc. V) sobre este Evangelho:

«Siga-Me.»

Quando o Senhor nos diz no evangelho: «Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo», achamos que Ele nos manda fazer uma coisa difícil, e consideramos que nos impõe um fardo pesado. Mas se Aquele que manda nos ajudar a realizar aquilo que manda, deixa de ser difícil cumpri-lo. […]

Para onde devemos seguir a Cristo senão para onde Ele foi? Ora, nós sabemos que Ele ressuscitou e subiu aos céus; é para aí que temos de O seguir. Não devemos deixar-nos tomar pelo desespero porque, se é verdade que nada podemos por nós mesmos, também é certo que contamos com a promessa de Cristo. O céu estava longe de nós antes de a nossa Cabeça ter ascendido até ele. A partir de agora, se somos membros do corpo a que esta Cabeça pertence (Col 1,18), porque havemos de desesperar de chegar ao céu? Se nesta terra são muitas as preocupações e os sofrimentos que nos afligem, sigamos a Cristo, em quem se encontram a felicidade perfeita, a paz suprema e a tranquilidade eterna.

Mas o homem desejoso de seguir a Cristo tem de ouvir esta palavra do apóstolo João: «Aquele que diz que está nele deve também andar como Ele andou» (1Jo 2,6). Queres seguir a Cristo? Sê humilde, como Ele foi humilde. Queres juntar-te a Ele nas alturas? Não desprezes o seu abatimento.

Jesus só nos dá a Cruz que somos capazes de suportar, pede que façamos o nosso melhor, mas não nos pede o impossível... confiemos n'Ele!!!

Bom domingo,

fr. José Manuel


Comentários