De novo: «Vai e Prega»

Acabo de chegar da Peregrinação Jubilar com os Estudantes da Ordem dos Pregadores. Foi um encontro Mundial de estudantes que começou em Madrid e acabou em Bolonha. Ajudou-me, como dizia o Padre Mestre, a ter um olhar universal sobre a Ordem de São Domingos. 

Para  mim, o que foi esta peregrinação?
Quando me comunicaram que ia, tive duas reacções: vai ser interessante e vai ser um cansaço terrível. As duas concretizaram-se, mas ainda bem!

Por um lado foi muito cansativo, afinal, foram 17 dias de autocarro, a pé. Mas, também, foi interessante, pois podemos criar laços, amizades, caminhar com o Mestre da Ordem, questioná-lo, obter respostas às nossas dúvidas e inquietações num espírito de fraternidade.

Mas, para mim, foi importante! Foi uma espécie de corolário, de cereja no topo do bolo, pois foi o concretizar do que se lê e se aprende de São Domingos. 

Podemos ver esta peregrinação em três momentos:
1. Vocação de São Domingos: Caleruega e Gumiel de Izán, onde S. Domingos deu os primeiros passos na vida de Igreja; Burgo de Osma, onde São Domingos experimentou uma vida regular e de santificação e que veio a ser importante para a nossa Ordem.

2. Fundação da Ordem: Toulouse, Fanjeux e Prouille onde nasceu a Ordem, onde S. Domingos, juntamente com aqueles 16 companheiros, pensou e elaborou o ideal da Ordem dos Pregadores; Carcassone onde S. Domingos pregou contra os Cátaros. Deu, assim, inicio à Santa Pregação.

3. Consolidação da Ordem: Roma, onde Domingos rezava intensamente pelos «Pobres pecadores»; S. Sixto onde aconteceu o famoso milagre do pão; Sena, recordando aquela grande mulher da unidade da Igreja (S. Catarina de Sena); Florença, onde o nosso irmão fra'Angélico pregou a beleza da Palavra com a beleza da pintura; Bolonha, onde o Bem-Aventurado Pai Domingos, foi chamado pelo Seu Senhor que tanto amou. 

Em Bolonha encontramo-nos com os Provinciais e Capitulares e, pela primeira vez na História da Ordem, os estudantes participaram e partilharam com os capitulares sobre a sua maneira de ver a Ordem... 


Fomos uma presença impactante na vida das pessoas, afinal não é todos os dias que se vêem 115 frades, com hábito no centro de uma cidade como Madrid. Penso que tenha sido importante, talvez tenha sido - como referiu o Mestre da Ordem - «a primeira e, quem sabe, a única presença religiosa na vida das pessoas». Pregar com a vida não é só isto, mas também!

Um dos momentos mais importante, para mim, foi o encerramento da peregrinação, no qual o Mestre da Ordem nos enviou, de novo, pelo Mundo e nos entregou a Cruz dominicana, com o sentido de irmos, também nós, pelo Mundo, a anunciar o Evangelho. 

Enfim, 17 dias de cansaço, mas de muita alegria e fraternidade. E, claro, custa sempre o momento da despedida e, como tal, o dia de hoje foi intenso. Muitos abraços, alguns olhos lacrimejantes, trocas de presentes, palavras de força e. claro está, uma grande vontade de continuar a seguir os passos de S. Domingos...

Agradecimentos...
Agradeço a Deus, pelo dom da vocação e pela graça de poder ser frade desta grande família.
Agradeço ao Mestre da Ordem pelo convite e pela iniciativa, por todo o carinho e fraternidade que demonstrou para connosco.
Agradeço à minha província, nas pessoas do Padre Provincial e do Padre Mestre, por nos enviarem a esta grande peregrinação.
Agradeço ao Fr. Franlim e ao Fr. Orlando pela organização e pelo acompanhamento
Quero agradecer ao Grupo 'Las Casas', por tudo o que me proporcionaram, visto que foram aqueles que mais contacto tiveram comigo. Perdoem-me os outros, mas tenho de agradecer aos que me foram mais próximos: Freis Noel, Joel, Nazareth, Pedro, Gustavo, Alexandre, Raisel, Raúl, Breiner, Jhony, Rolando e Gabriel. Todos importantes, mas foram estes os mais próximos desde o início...
Agradeço a Deus, finalmente, pela grande família dominicana e peço-Lhe, por intercessão de São Domingos, que continue a fortalecer a Ordem dos Pregadores.

E agora lembro-me das palavras de S. João (cfr. Jo 21, 25), dizendo: há muitas coisas que ficam por dizer,  porque se fossem escritas uma por uma não haveria espaço para as contar.

Vai e prega... fica o imperativo e o convite!

(Abaixo deixo o link com os vídeos desta peregrinação:
Podem aceder a todas as redes sociais e ver as fotos da peregrinação com o Ashtag #TheWalkingDom

Disfrutem!!!

Comentários