Não tenho... Já tenho!!!

"Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências  enganadoras. Renovai, sem cessar, o  sentimento da vossa alma e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade."
Ef. 4,  22-24

Aproximasse uma semana importante! Uma semana de interioridade e assimilação do que, para mim, é vestir o hábito dominicano.

A palavra HABITO provém do latim HABITUS, que significa condição, aparência, veste ou comportamento. Procede do particípio passado do verbo HABERE que significa ter, assegurar, possuir. A partir do século XIV, passou a ter a conotação de prática, rotina.

O hábito tem origens remotas. Já no AT se refere a importância que as vestes têm na vida das pessoas. Havia vestes para todas as ocasiões e era isso que distinguia as pessoas! 

O que é o hábito dominicano? Como é?
O hábito dominicano é composto por 8 peças, a saber: Túnica branca, escapulário branco, capuz branco, cinto de couro negro, rosário, capa e capuz preto e sapatos pretos.

O hábito que o Nosso Pai São Domingos escolheu teve, provavelmente, influências premonstratense, pois é provável que São Domingos tivesse passado uma grande temporada num dos seus mosteiros em Espanha.

Segundo as Constituições da Ordem:

Nº 40: Fazem parte da vida regular todos aqueles elementos que constituem a vida dominicana e a regulam mediante uma disciplina comum. Entre eles destacam-se a vida comum, a liturgia e a oração privada [...], o silêncio, o hábito,...

Nº 50: O hábito da Ordem consta de túnica branca com escapulário e capuz brancos, capa e capuz pretos e cinto de couro com rosário.

Nº 175: Podem legitimamente dar o hábito: o Mestre da Ordem, o Prior Provincial n sua província, o Prior ou Subprior in capitéis do convento onde o aspirante é recebido para tomar o hábito, e os seus delegados.

Nº 176: A tomada de hábito pode fazer-se antes do início do noviciado ou durante este, conforme o capítulo provincial o determine.

O que é, para mim, o hábito?
Mais que uma veste de grande formusura, o hábito é símbolo de algo mais do que aquilo que se vê. É uma mudança interior, uma conversão. Vestimos o hábito para significar o que São Paulo dizia aos Efésios, isto é, renunciar à vida passada e abraçar uma nova vida. A Tomada de Hábito é um símbolo externo do que interiormente já começou.

Para terminar, reproduzo, aqui duas estrofes de um poema de um dominicano sobre o hábito:

No tengo un hábito blanco...
No tengo un hábito blanco
Cubierto con capa negra,
El hábito de los Angeles
Que caminan por la guerra
Y pperegrinan al cielo,
Deramando doquiera,
Los resplendores de Aquino
Las rosas de Caleruega.

¡Ya tengo un hábito blanco...!
Ya tengo un hábito blanco,
cubierto con capa negra! 
Bajo llá estremana ruda
Refloreció lá pureza.
¡Haga Dios que la escarlate
De mi sangre lá enrojezca,
Que no empanan los rubies
El oriente de las pelas!

António Solano Polaco, TOP

Yo tengo un hábito blanco...
Yo tengo un habito blanco
como una vida que empieza,
y, como un grito de muerte, 
lo cubre la capa negra...
Y es perfecto: que al mirarlo,
vida y muerte se recuerdan,
y vida y muerte se hermanan,
y se amigan, y se besan, 
y no es ya la muerte signo
de terrores y tristezas,
no es ya ni muerte tan sólo,
que es, ¡puerta de vida eterna!

fr. José Maria Guervós, OP (1 estrofe do poema original,)



Pax Christi, 

fr. José Manuel

Comentários