São Francisco... Pax et Bonum!!!

Há uma lenda que reza: 
Certo dia, São Domingos teve um sonho! Viu um frade vestido de castanho e outro vestido de branco a abraçarem-se, diante de uma cruz!! 
No dia seguinte, São Domingos ia a caminhar por uma vila e viu um homem com uma túnica castanha... Era São Francisco de Assis! Os dois trocaram um abraço fraterno e, com ele, dois objectos: São Domingos entrega-lhe o cordão e São Domingos o cinto!

Bem, é uma lenda e elas têm o valor que têm! Contudo, é bonito pensar assim!!! Afinal, Franciscanos e Dominicanos são ordens irmãs, ou seja, partilham do mesmo carisma e professam os conselhos evangélicos, a saber: pobreza, castidade e obediência!!!

Amanhã, nós, os dominicanos, celebraremos, começamos já hoje, com as primeiras vésperas, a Festa de São Francisco de Assis! Relacionado com isto, nas Igrejas dos dominicanos, há uma longa tradição em que deve haver sempre um São Francisco(à direita do altar) e um São Domingos (à esquerda), dando assim o lugar mais importante a São Francisco!!! A par disto, uma outra tradição é a de que, no dia de São Francisco presida um dominicano e no dia de São Domingos presida um franciscano!!! 
Em alguns sítios vai-se largando estas tradições que são bonitas e significativas! Em outros lugares vão-se mantendo!!!

Mais de uma tradição, que seja, em verdade, uma maneira de se viver este estilo de mendicancia! Que seja uma oportunidade para se unirem esforços e de se ver que, apesar do caminho ser diferente, a meta é igual... é Jesus Cristo!!!

Pax et Bonum!

fr. José Manuel

(Despeço-me sem 'Pax Christi', recordando o tradicional cumprimento franciscano!)

Comentários