Basta-te minha graça

«Mas ele disse-me: 
"Basta-te minha graça, 
porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força". 
Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, 
para que habite em mim a força de Cristo.
Eis por que sinto alegria nas fraquezas, 
nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, 
no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. 
Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte.»
(2 Cor 12, 9 - 10.)

Não sei se já tinha elaborado algum comentário a esta passagem de S. Paulo, mas se o fiz volto a fazê-lo.
O Homem é dotado de liberdade, de capacidade de discernimento, de vontade... Deus nunca restringe o pensamento do Homem! Deus dá ao Homem a capacidade de tomar decisões. Quantos tomaram as decisões certas? Quantos se deixaram levar pelos desígnios de Deus? Desses, algum se sentiu defraudado?

Todo o Homem é frágil pois, como diz São Paulo, somos vasos de barro, rudes e, ao mesmo tempo frágeis. Mas, basta-nos o tesouro: a graça de Deus! Disse-me uma vez um irmão: «por vezes, o nosso maior pecado é pensar que a misericórdia de Deus não abrange o nosso pecado!». É como diz o Cardeal Walter Kasper, no seu discurso ao Consistório: «Por mais baixo que o homem possa cair, ele nunca poderá cair abaixo da misericórdia de Deus.» Nisto é que nós devemos acreditar...
Pecamos, caímos, somos tentados, mas Deus está ali, ao pé de nós, como um pai que abraça o seu filho, que lhe dá carinho quando alguma coisa corre mal. 

Que o Senhor Deus, Pai da Misericórdia, nos ajude a reconhecer a nossa fraqueza, a nossa debilidade, para que manifeste em nós o poder de Deus que, pela Sua graça e misericórdia, nos fortalece. Porque é na fraqueza que reconhecemos o poder de Deus. Nunca esqueçamos: 

«Ἔχομεν δὲ τὸν θησαυρὸν τοῦτον ἐν ὀστρακίνοις σκεύεσιν, ἵνα ἡ ὑπερβολὴ τῆς δυνάμεως ᾖ τοῦ Θεοῦ καὶ μὴ ἐξ ἡμῶν·

que quer dizer:
«Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte».

Pax Christi,

fr. José Manuel


Comentários