Rosário e Serviço

A festa de Nossa Senhora do Rosário foi instituída pelo Papa Pio V, dominicano, para comemorar a vitória da Batalha do Lepanto, a qual foi atribuída à Virgem Maria. Nesse dia fez-se uma procissão, em Roma, na qual se rezou o rosário.

Conta, também, a tradição da Ordem, que a Virgem Maria terá aparecido a São Domingos de Gusmão, nosso pai, em Prulha, e ter-lhe-á entregue o rosário para que São Domingos o difundisse e lhe criasse a devoção. 

De facto, os dominicanos, levam no seu hábito o Rosário que não é um mero adorno, mas é sinal desta devoção de São Domingos. Se lermos a Vida dos Irmãos (Vitae Fratrum) é interessante ver a importância desta devoção dos primeiros frades dominicanos à Virgem Maria. Nós, hoje, também tentamos difundir esta devoção, pois ela não é só mariana, mas também cristológica, pois nos mistérios do rosário, meditamos os mistérios do próprio Cristo. Ela é o modelo de discípula e de fidelidade a Cristo, aquela que «ouvia e meditava tudo no seu coração» e, por isso, por ela chegamos a Jesus (Ad Iesum per Mariam).

Mas, que outra atitude podemos ter, ao meditar os mistérios de Cristo, que não seja o serviço? É o grande motor e impulsionador da nossa acção social e humanitária. 

Ontem, pela primeira vez, a Associação João 13 (http://retalhosdavidadeumpadre.blogspot.pt/2015/08/voluntariado-joao-13.html) abriu portas aqueles que não têm casa, que vivem na rua. Eu inscrevi-me como voluntário para poder ajudar aquelas pessoas, mas mais que ajudar, para os acompanhar, para os servir, para lhes lavar os pés. 

Que Maria, a Senhora do Rosário, nos ajude a contemplar a Cristo e nos impele ao serviço dos mais pequeninos que nos fala o Evangelho. Que ela se torne o modelo da nossa vida, como aquela mulher simples e fiel, que nos ajude a dar o nosso «FIAT», o nosso Sim de cada dia.

Feliz dia de Nossa Senhora do Rosário.

Pax Christi,

fr. José Manuel OP

Comentários