In memoriam...

Apesar de já ter sido na segunda-feira, só hoje é que tomei conhecimento do falecimento de um padre, religioso e, sobretudo, amigo: falo do Padre João Freitas, da congregação dos Missionários do Coração e Maria, vulgo Claretianos.

Dele podia partilhar muitas recordações e memórias, mas prefiro partilhar, em primeiro lugar, uma notícia do Paulo Rangel, no Público, - clicando AQUI - ele que, tal como eu, fomos próximos do Pe. Freitas. Ele como aluno e eu como amigo.

Eu ia à missa do Colégio, às 7h30 da manhã, antes das aulas e lembro-me da figura séria e calma deste homem. Um dia chamou-me e pediu-me que começasse a fazer as leituras e assim o fiz. No final da missa disse-me: 'tens voz de profeta'.

Mais tarde, chamou-me de novo e questionou-me: 'já pensaste em ser missionário e um de nós?'. Acabei por ser acompanhado por um outro padre, também meu amigo, mas o caminho levou-me a outras paragens. Numa das suas últimas missas na minha paróquia de origem, manifestei a minha vontade em ser dominicano e ele respondeu: 'bem me parecia...'

Um homem que preferiu o serviço ao poder e um grande exemplo de bondade e fidelidade.

Que o Senhor o receba no Céu...

Paz à sua alma.

Comentários