Um dia histórico
Estava mesmo a pensar de deveria escrever ou não algo sobre este dia... e tive mesmo que escrever! Afinal, foi um dia histórico e que deve ficar sempre na memória.
Dizem que o dia 13 é um dia do azar, que o treze significa azar... eu nunca fui a favor deste raciocínio. Foram vários os acontecimentos da minha vida que tiveram lugar no dia 13. Mas, então, porque foi um dia histórico em Portugal. Vejamos por ordem:
- Papa Francisco. O Papa Francisco esteve entre nós, pediu pelo nosso povo, pediu à Virgem que sejamos todos um só coração e uma só alma e afirmou que nós tínhamos uma Mãe. Foi a primeira vez que vi o Papa emocionado e, ao mesmo tempo, tão risonho e contente. Obrigado Santo Padre.
- Dois novos santos: Os beatos Francisco e Jacinta Marto foram canonizado, em Fátima. Segundo os especialistas é raro que aconteçam canonizações fora do Vaticano (as beatificações já têm sido prática). Os mais novos santos da Igreja Católica - não mártires - em idade e em data de canonização.
- Benfica. Sei que para alguns, a notícia não foi a melhor. Nunca fiz um comentário clubístico aqui, mas pronto. Desporto é desporto e faz-nos bem ter alguma 'paixão' na vida. Confesso que foi desde que vim para Lisboa que esta 'paixão' pelo Benfica se tornou mais clara. Mas pronto, ganhou o melhor.
- Eurovisão. Trouxeram o caneco para Portugal. Aqui, quero tecer uma crítica, peço desculpa. Quando o Salvador Sobral concorreu ao Festival da Canção em Portugal e ganhou, muitas foram as críticas e comentários, muitos deles pouco construtivos. Li comentários que diziam: 'Se levássemos o Zé Cabra, o Quim Barreiros ou a Maria Leal, ganhávamos. Mas levamos este... tudo perdido». Bem, meus caros, desculpem, mas temos de começar a perceber que a música não é só folclore, não é só cantar umas modinhas em Inglês - que acho ridículo com uma língua tão rica - que vamos lá. Aí Salvador Sobral ganhou...
Podemos dizer, enfim, que Portugal têm-se levantado das 'brumas da memória' e feito história, mesmo com o Euro 2016.
Que Portugal não deixe de fazer história e valorizemos o que é português, não nos aproximemos das modas europeias e importadas... Assim, hoje é um dia histórico!
Dia 13 de Maio de 2017, um dia de histórias e de História. E eis que o adágio se cumpriu: FÁTIMA, FUTEBOL e FADO!
Comentários
Enviar um comentário