(Minha) casa

Como já aqui escrevi há uns dias, voltei a Portugal para uma curta mas proveitosa convivência familiar.

O Padre Mestre de Postulantes disse uma vez: "É engraçado como quando começamos o Noviciado a nossa atitude muda. Deixamos de dizer 'vou a casa' e passamos a dizer 'vou a casa dos meus pais'."

E assim foi! Fui à minha casa que é o convento e depois fui a casa dos meus pais, na minha terra natal. A propósito disto partilho que foi uma sensação estranha chegar a casa deles e ter de lhes pedir a chave de casa, coisa que nunca aconteceu pois sempre fui dono e senhor das chaves.

Estes dias, também, o Fr. Filipe nos foi dizendo: "Façam como se estivessem em vossa casa, sabendo que não estão". Estas palavras criam uma consciência de pertença a um convento e a uns irmãos a que estamos assignados que, neste caso, é o Convento e os irmãos do Noviciado, em Sevilha.

Numa outra situação o mesmo frade disse: "Isto é tudo muito bonito mas, a partir de agora é que a tua vida muda!". E mudou... mudou a atitude perante a vida, perante as pessoas, perante os amigos!!! E alguns fizeram questão de me dizer... e ainda bem!

Tudo isto é necessário para a Vida Religiosa... a mudança faz parte! 

Um outro frade disse: "Não se pode fazer a divisão entre família conventual e família de sangue, pois são uma só! A tua família de sangue já faz parte da nossa família."

Com tudo isto quero dizer que podemos e devemos ser uma só família, pois sabemos que o nosso Pai é um só!!!

Por tudo isto, dou graças a Deus por tudo o que ganhei e ganho com estas mudanças!!! 

Pax Christi,

fr. José Manuel

Comentários