O melhor projecto vocacional

"Respondeu-lhe Jesus:
VINDE E VEDE!"

Permitam-me a ousadia de aqui partilhar a algo que faz parte da minha vida mais pessoal.

Como é do conhecimento geral, eu estive num seminário. Aquando da minha saída, recordo-me do sofrimento que passei. Vi um projecto de vida destruído, vi - como se costuma dizer - a vida a andar para trás.

Pensava que tudo o que tinha passado foi em vão (afinal foram 4 anos). Sofri... sou sincero.

Nesse momento o apoio da família e dos amigos foi algo impressionante. Uma onda de caridade e de amizade se levantaram. Só posso estar agradecido por isso.

[Neste momento não posso deixar de manifestar a minha gratitude ao meu pároco que, emocional e economicamente, foi e é um grande amigo.

A todos muito obrigado.

Mas... seguindo!]

Quando tudo parecia estar perdido, estando eu a fazer um trabalho da universidade, no âmbito da Mariologia, apareceu-me uma personagem histórica, um tal de São Domingos de Gusmão que, segundo a pesquisa, foi um impulsionador da devoção do rosário.

Ora, isso conduziu-me a que fosse ver a sua vida e descubri que este santo foi, também, o fundador de uma ordem religiosa. Por conseguinte, cheguei à página dos dominicanos de Portugal. Aí, apesar da história, tem uma secção denominada "vocações". Li tudo com muita atenção e o carisma da Ordem parecia ter tudo a ver comigo. Ao fundo da página aparecia um contacto.

Resolvi escrever um e-mail. Nele contei tudo o que se tinha passado comigo e pedi para conhecer um pouco mais... mas, a resposta tardava!

Passados uns tempos, recebi uma mensagem. Abri, li. Era um frade que assinava por "FF" (não é o cantor!). Nele estava a resposta ao meu e-mail e o fim vinha um convite: "Convido-o a vir a Lisboa e assim poderemos falar com mais tempo e melhor". Rejeitei por vários motivos: 1) não conhecia Lisboa; 2) financeiramente estava dificil; 3) estava em época de aulas. Assim ficamos...

Depois de um mês, recebi uma mensagem do mesmo frade a dizer que tinha que vir ao Porto e, se eu quisesse poderia passar pelo convento para falarmos. Aí não tive dúvidas... disse sim!

Dia de Nossa Senhora das Dores, apresento-me no Convento de Cristo Rei. Para minha surpresa, o frade que me atendeu era jovem e alegre!

Por mais ou menos 30 minutos fomos falando, pondo dúvidas... ao final resolvemos que o melhor era pensar e logo dar-lhe uma resposta. Depois de falar com os meus pais e amigos sobre a ideia, resolvi dar um passo! Mandei um e-mail a confirmar que tinha interesse em fazer caminho.

Um mês depois encontramo-nos novamente para falarmos. Ao longo da comversa ele disse-me: "O projecto vocacional dos dominicanos está baseado naquela frase do Evangelho 'VINDE E VEDE', pois a maior experiencia vocacional dá-se quando se está um certo tempo com os frades num convento. Por isso, convido-te a ir a Lisboa, a estar uns dias no convento e a discernir, mediante o que vês, se queres ou não ir adiante nisto!" (Não esta reproduzido 'ipsis verbis').

Contudo as aulas não deixavam que isso acontecesse de imediato, mas ele arranjou disponibilidade para vir ao Porto para me ir acompanhando.

Mas foi no dia 9 de Abril que começou a sério. Foi o início do Postulantado. Após isto arranjamos tempo para que pudesse ir a Lisboa e conhecer os frades.

Foi graças ao convite do Evangelho de hoje que me propus fazer caminho com a Ordem dos Pregadores. E não me arrependo de o ter feito.

Foi o facto de ir e ver os frades e o convento que despertou ainda mais a vontade de seguir a Jesus.

Desafio-vos, jovens, a questionarem-se...
depois a ir e ver, a vir e a ver, a estar e a ser...

Não esqueçamos o versículo de hoje, acima citado! É o melhor projecto vocacional que se pode ter...


Neste dia 18 de Janeiro quero lembrar duas coisas mais:

1. O aniversário da minha mãe. Sem ela este caminho também não seria possivel.

2. Começa a semana de oração pela Unidade dos Cristãos. Rezemos...

Pax Christi,

fr. José Manuel


Comentários