Profetizar sem medo...

Dizem os ímpios, pensando erradamente:
«Armemos ciladas ao justo, porque nos incomoda e se opõe às nossas obras. Censura-nos as transgressões da Lei e repreende-nos as faltas de educação.
Declara ter o conhecimento de Deus e chama-se a si mesmo filho do Senhor.
Tornou-se uma censura viva dos nossos pensamentos e até a sua vista nos é insuportável.
A sua vida não é como a dos outros e os seus caminhos são muito diferentes. 
A dignidade da pecadora arrependida
O que é mais fácil? Eliminar uma pessoa que não gostamos, ou aprender a viver com ela? A primeira hipótese, dizem! Foi o que aconteceu a Jesus. Não partilha das nossas tradições, não respeita os nossos chefes: que fazer? Dar-lhe a morte!

O outro, o nosso próximo, o nosso irmão desinstala-nos... e, por isso, as convivências são difíceis. Mas aí está o desafio: aprender a viver com aquele que nos incomoda em vez de o eliminarmos. 

Quando leio as leituras de hoje, lembro-me sempre do aborto e da eutanásia. Claro que é mais fácil eliminar um ser vivo que não dê utilidade. Alguns até pensam: 'porque vamos tratar de uma pessoa? Que chegue rápido a hora!', mas não percebem o mistério, o milagre, o dom que é a vida!

Uma vez num debate sobre estes temas, o jornalista pergunta: «Se você fosse presidente, legalizava o aborto e a eutanásia?» e a resposta foi: 'Você gostava de ser assassinado?'; o jornalista respondeu: 'Não, porquê?', o candidato a presidente respondeu: 'Eu também não e acho que não há nenhuma pessoa que o queira ser! Porquê legalizar uma coisa que, nem eu, nem você, nem a maioria dos cidadãos queria? Mudar o nome a uma coisa, não a faz melhor!'.

Pois é, são realidades que andam em voga e que são difíceis de discutir e falar, mas não podemos cair no erro de mudar o nome a outras realidades para que pareçam melhores. Eu sou a favor da dignidade humana, de que, o ser humano, deve ser tratado e deve ser-lhe concedido o bem-estar necessário para viver. Já sei... 'Mas uma pessoa gravemente doente não tem um grande bem-estar!'. Pois aí estão os médicos, os enfermeiros, os familiares e os amigos que acompanham, que alentam e fazem de tudo para que o bem-estar seja garantido! 

Não queiramos aproveitar estes novos 'métodos' que não dignificam, mas danificam a condição humana!

E agora, vocês dizem, o que isto tem a ver com o Evangelho e com as Leituras de hoje? TUDO!!!
O que estou aqui a fazer é o mesmo que Jesus fez, isto é, denunciar as situações que tiram a dignidade da pessoa humana e, por isso, ele foi perseguido até ser morto!

O segredo está em anunciar e denunciar os erros da humanidade para que se possam repensar e mudar. É isso...

O Padre Vicaire, dominicano, escreveu um dia acerca do símbolo associado com a iconografia dominicana ao dizer:


"O cão é um atributo simbólico do pregador, pois ele ladra contra o erro,
 afugenta os ladrões e os falsos pastores 
e cura com a sua língua"


Sem medo, com confiança de que o Evangelho é o anúncio da dignidade humana, o cristão deve ser um profeta, denunciando e apontando um caminho a seguir, baseado no Evangelho. Sem medo, sem temor, sem esperar castigo, sem esperar louvores...

A nossa vida, como diz a leitura, tem de ser diferente, tem de ser preto no branco, tem de ser uma luta contra a indiferença e o relativismo de que hoje a nossa sociedade bebe. 

Peçamos ao Senhor entendimento e um coração bom para que as nossas acções, correspondendo ao Evangelho, dêem dignidade à pessoa humana, ao nosso irmão.

Pax Christi.

Comentários