São José

A Sagrada Escritura não fala muito de São José, não porque seja um personagem secundário, mas porque actuou com discrição e justiça. Não repudiou a Maria, mas acolheu a vontade de Deus e tratou-a com ternura; não negou a paternidade de Jesus, mas antes amou-o e ensinou-o. 

Os Evangelhos Apócrifos contam-nos a história de São José numa vertente muito humana, na qual ensina Jesus o ofício de carpinteiro e a ler a Torah. Uma imagem bonita... São José ensina Jesus, dá-lhe a educação necessária para a Sua vida. Ao tempo de Jesus haviam duas coisas necessárias para um judeu: aprender um ofício e saber ler a Torah. Jesus era um profundo conhecedor da Lei de Deus, talvez pela educação que recebeu de Seu Pai. 

Hoje, na Missa, o celebrante disse que «Jesus ensina-nos a tratar a Deus por Pai, através do exemplo/modelo de pai que teve», isto é, através do modelo que Jesus teve, por São José, pôde explicar-nos que o nosso Deus é Pai. 

São José é, também para nós, um modelo, uma força, um exemplo da simplicidade e amor dos pais aos filhos. Que sigamos este exemplo...

Hoje recordamos o dia do Pai, não é que tenha de haver um dia para nos lembrarmos do nosso pai; eu, pelo menos, não preciso, porque me recordo todos os dias do meu pai. Mas hoje, rezo mais intensamente por ele e pelo bem que me tem feito. 

Apesar das vicissitudes da vida, apesar de nem sempre estarmos de acordo, é a ele que devo muito do que sou e do que tenho. Obrigado, pai, porque me cuidaste, porque me apoias, porque te preocupas comigo e me acompanhas no caminho. 

Obrigado por tudo o que fazes por mim e peço-te desculpa pelos meus erros e defeitos. 

Que Deus, por intercessão de São José, te ajude na vida, te dê força e saúde. 

Obrigado!

Comentários