O Anjo do Senhor...

Anunciação do Senhor, do Beato Angélico, vulgo Fr'Angélico
A Festa da Anunciação do Senhor, que hoje celebramos, é própria do dia 25 de Março (precisamente nove meses antes do Natal do Senhor), contudo e, como calhava na Semana Santa, a Igreja transferiu-a para este dia.

A nossa religião cristã, tem o seu ponto fundante no Mistério da Encarnação, desde Deus que se fez e faz um de nós, um connosco (Emmanuel = Deus Connosco). É este Deus presente na história da humanidade, este Deus do 'abaixamento' (Kenósis) que celebramos, mesmo na Páscoa. Foi esta presença redentora e misericordiosa de Deus que celebramos na Páscoa, pois basta recordar os textos da Vigília Pascal. 

Mas, fará sentido, recordar, todos os anos, estas festas e acontecimentos? Sim. Diz uma música que "recordar é viver", por isso recordamos para que não esqueçamos o Amor que Deus nos tem ao ponto de entregar o Seu Filho, ao ponto de nos dar tudo, de nos favorecer com a Sua graça. Perceber que Deus nos acompanha é, por si só, uma graça, uma alegria, uma esperança, pois sabemos que Ele ali está, que Ele vai e caminha ao nosso lado.

Embora, seja a Anunciação do Senhor, a figura de destaque é Maria, aquela mulher simples, a mulher do «sim», do «faça-se». Ela é um modelo do que deve ser o cristã, do que deve ser a nossa vida, isto é, um constante «SIM» a Deus e aos seus projectos... que bonita seria a vida se fossemos como Maria.

Imitemos Maria, nesta humildade e simplicidade e peçamos, por sua intercessão, ao Senhor, a paz e a alegria para o Mundo. 

Ainda não há muito tempo, na minha terra, havia os toques das Trindades (6h, 12h, 18h), para nos recordar, em primeiro lugar, este Mistério da Encarnação e, em segundo lugar, para nos lembrar que devemos rezar. É uma bonita tradição que se vai perdendo, mas que podemos recuperar, de modo pessoal. Procuremos, por volta do meio-dia, parar um momento e rezar esta bela oração.

Pax Christi.

Comentários