A radicalidade (e incómodo) da Palavra

Hoje, depois do meu dia de apostolado junto dos irmãos que sofrem,  dediquei-me a redigir o trabalho que tenho de fazer para uma das disciplinas da Universidade sobre a figura e obra poética do frei José Augusto Mourão.

O trabalho consiste em fazer uma leitura teológica de uma colectânea de poemas deste irmão dominicano já falecido. Para isso tenho que estar com a poesia numa mão e a Bíblia na outra. 

Ao ler alguns artigos sobre o frei Mourão deparo-me com algumas afirmações sobre ele que me deixaram o 'bichinho' por conhecer ainda mais dele e da sua obra.

A certa altura encontrei esta frase dele e que me levou a parar alguns momentos o que estava a fazer e a pensar no que seria a Palavra de Deus sem a exteriorização que nós lhe damos com a nossa vida.


Assim, fica a frase do poeta litúrgico da "alegria-triste":

《A Palavra de Deus é muito mais radical do que todas as outras e, para ser ouvida, precisa de mediações como as homilias, como a alegria e a beleza dos cânticos, como a géstica e os rituais.》

Aprendi que não podemos ficar com o não-dito por dito, há que extrapolar os esquemas já feitos e passar além das fronteiras do já-dito. Ousemos...

Pax Christi!

Comentários