'Viagens cá na Terra'

 Espicaçados pelo Professor de Estética e Teologia, fomos, hoje, visitar algumas igrejas da cidade de Lisboa, já com 'guia' do que visitar.
Mas o dia não se ficou apenas pela visita. Foi muito mais que isso... Foi um alargar horizontes, em todos os sentidos e amizades também, como é óbvio. 

Na Igreja de Santo António à Sé, visitamos a cela onde Santo António terá nascido. Soubemos das relíquias de Santo António, São Francisco, Santa Clara e - para mim uma novidade - no sub-coro existe uma relíquia de São Domingos. Claro que sendo eu dominicano, houve tempo para falar de S. Domigos e ganhar, da parte da Irmandade, um livro com uma relíquia de Santo António. 
Compramos um pãozinho de Santo António que, como dizia o senhor da Irmandade, 'é para não faltar nem pão, nem razão!'

Depois,  dirigimo-nos para a Sé para ver o tesouro e a famosa custódia da Sé. Admirável obra de arte, verdade seja dita. 

Fomos, ainda, ao miradouro de Santa Luzia onde encontramos um rapaz que falou connosco. Era do Senegal e muçulmano e estava a vender umas pulseiras. Não sei o que o inquietou, mas o facto é que veio falar connosco acerca de religião e quando soube que éramos de Teologia, mais falou. Ao fim, ofereceu-nos uma pulseira com uma Cruz. Digamos que foi o momento de pormos em prática o que aprendemos em História e Teologia das Religiões e diálogo inter-religioso. 
Visto que muitas igrejas estavam já a fechar, decidiu-se ir jantar qualquer coisa por lá e dirigimo-nos para a zona de São Miguel, em Alfama. Mas aqueles preços exorbitantes fizeram-nos desistir da ideia de jantar por aquelas bandas. 

Encontrei o fadista Rui que conheço e trocamos ali umas breves palavras, até porque ele ia cantar. Ainda ouvimos o 'Povo que lavas no rio'...

Bem, como por ali nada nos agradava acabamos por ir jantar a uma Hamburgueria perto e não, não foi o BurguerKing...

E, claro está, agradeço à Raquel e à Joana que me deram boleia.

E aquele bom ambiente reinou entre nós... tarde cultural, tarde religiosa, tarde de partilha e de fraternidade. Ficou a curiosidade de visitar muito mais... Bendito seja Deus!

Foi sem dúvida 'Viagens cá na terra' parafraseando o nosso amigo Almeida Garrett. 

Pax Christi!

Comentários