"Dias diários": hoje e agora!

Hoje é o dia mundial da Dignidade, ouvi dizer hoje às 6h15 da manhã, quando me levantei. Não sou a favor destes dias mundiais por um motivo: parece que é preciso um dia no ano para vivermos estes valores quando, pela nossa própria natureza, temos de os viver cada dia.


Estátua de Jesus Sem-Abrigo, venerada pelo Papa Francisco

Sempre estive ligado aos pobres, desde que vim para Lisboa, principalmente aos sem-abrigo. O que fizemos e fazemos é dar àqueles amigos nossos esta dignidade que hoje celebramos.


Mas bem, não era para publicar nada hoje, mas as circunstâncias assim o exigem. Desde o início deste blogue, prometi que iria partilhar as experiências e as situações mais importantes no meu dia-a-dia. Assim o farei...


Hoje, depois do jantar, fui dar um passeio a pé aqui pelo bairro. Estava a chegar ao fim da rua quando veio ter comigo um homem. Ora bem, o nosso preconceito ainda é grande: um homem de cor, vestido de negro, a vir ao nosso encontro à noite? Assalto!


Mas não!


O senhor educadamente cumprimentou e eu retribui. Depois disse: 'quero pedir uma coisa: não quero dinheiro, mas gostava que me desse algo para comer'. E assim foi! Entramos no café que ali estava e paguei qualquer coisa ao senhor.


"Porque tive fome e deste-Me de comer" (cf. Mateus 25).


Também isto é dar dignidade à pessoa humana e com isto, o meu dia já valeu a pena!



E, por falar neste caso, aproveito para fazer publicidade à João13.


Em breve, esperamos recomeçar a nossa actividade. Por isso, se vive na zona de Lisboa e pensa em fazer alguma acção de voluntariado, abrace este projecto que precisa de mãos amigas. Uma noite por semana a ajudar aqueles que mais precisam, aqueles "pequeninos" de que fala Jesus.


Deixemo-nos de dias mundiais e passemos aos dias diários - passo a expressão -, isto é, dar dignidade a todos os que de nós necessitam.


Não percas o hoje e o agora para servir a Cristo no irmão que sofre! O pobre é um lugar teo-lógico...


Pax Christi.


Comentários