Música para os meus ouvidos

A sabedoria popular tem o costume de dizer coisas acertadas e muito verdadeiras. Os provérbios relacionados com a música são mais que muitos.

Mas aqueles que me lembrei hoje de manhã é utilizado quando gostamos do que ouvimos, seja um elogio, uma história, uma música,  etc. Refiro-me claramente àquela expressão popular: 《Isso sim, é música para os meus ouvidos》. Nada mais a propósito o dia em que celebramos a padroeira da música, a virgem e mártir Santa Cecília. 

Não é novidade para ninguém que gosto e admiro muito o exemplo dos mártires e que me dão força e ânimo espiritual para o caminho. Li a acta do martírio de Santa Cecilia e, ainda hoje, tentarei publicar alguns excertos dela.

Mas, por ser o dia da música e dos que se dedicam a ela, quero pedir as orações pelos músicos [compositores e executores] para que nunca esqueçam que a beleza que transmitem é reflexo da beleza do Invisível. Quem tem amor à música,  tem uma sensibilidade diferente e aguçada face ao Mistério. Que as obras deles nos levem a aproximar deste Mistério...

Deste modo, deixo uma obra de Monteverdi, as afamadas Vésperas de Nossa Senhora. É apenas o intróito:


Toda a obra é digna de ser lida teológicamente. Eis a minha leitura:
1. Começa com o grito: Deus, vinde em meu auxílio. É o grito de chamamento. Chamamos Deus às nossas vidas e pedimos a sua ajuda, o seu conforto.
2. A resposta continua com o grito: Senhor, socorre-me e salva-me. Um grito jubiloso e cheio de esperança por termos a garantia da salvação e da presença redentora de Deus.
3. Segue-Se a doxologia: Glória ao Pai... 
Aponto a mudança de compasso para ternário, denotando a Trindade. 
4. Aleluia. Retoma o grito. Já não é de pedido, de súplica pela presença de Deus, mas de louvor por poder já saborear a presença de Deus na oração.

Uma possível e simples leitura de uma obra musical.

Que Santa Cecília interceda por todos os músicos.

Comentários