Senhor, dai-me a sabedoria.

《Senhor, dai-me a sabedoria e o entendimento para governar o meu povo com justiça》


É com este grito que Salomão se dirige a Deus. A sabedoria não é querer conhecer, fazer cursos, ler muitos livros e reter tudo. Não. A sabedoria só pode ser para ajudar os outros a viver bem a vida.


Hoje celebramos a memória - ainda que facultativamente - de Santa Catarina de Alexandria, a padroeira dos filósofos e da filosofia. 

Como sabemos, filosofia deriva de dois terminos gregos: filía [amizade] e sofía [sabedoria]. Para alguns isto é claro, mas para outros não é por isso esclareço. O filosofo não é aquele que pensa por pensar, mas que busca o conhecimento do mundo e das coisas para melhor viver o mundo.

É considerada patrona porque foi uma das primeiras mulheres a estudar e a sua inteligência era tão admirável que aos 18 anos se envolvia em grandes discussões com grandes filósofos, sendo capaz de confundir os mesmos.

Mas bem, Catarina foi mártir e condenada à morte de roda e conta a acta do seu martírio que mal o carrasco começou a rodar, o roda despedaçou-se de imediato e a imperatriz ao ver o semelhante professou  a Fé de imediato. Catarina foi presa de novo e os anjos vinham curar as suas feridas.

Mas, talvez, a parte mais importante do seu martírio terá sido a oração que fez antes de subir ao estrado e que aqui deixo:

Jesus, Meu Senhor e Meu Deus, peço que seja socorrido em vós todo aquele que em momentos de aflição, invocar a lembrança do meu martírio. Livrai da morte súbita os meus devotos e concedei-lhes, por toda a vida, abundância de pão e água, além da saúde. Que as doenças e as tempestades se mantenham longe das suas casas. Que as mulheres não abortem, nem morram no parto. Que não haja carestia onde moram e que o orvalho do céu desça sobre suas cabeças dia e noite. Concedei que, por fim, se alguém recorrer a meu nome, seja conduzido pelos anjos ao repouso eterno.

Esta confiança em Deus que Catarina nutria é, também hoje, o nosso desejo. Que nenhuma tribulação nos afaste de Deus, nem mesmo a morte.

E, por fim, rezemos pela filosofia e pelos que a ela se dedicam para que os seus estudos não sejam um acumular de conhecimentos, mas um partilhar de conhecimentos para a construção de um mundo mais justo.

Pax Christi. 

Comentários