Urgência da Paz

Um dos documentos do Concílio Vaticano II, que aborda a relação da Igreja com o mundo contemporâneo - a Gaudium et Spes - expressa, assim, o que é a Paz:

A paz não é ausência de guerra; nem se reduz ao estabelecimento do equilíbrio entre as forças adversas, nem resulta duma dominação despótica. Com toda a exactidão e propriedade ela é chamada «obra da justiça» (Is 32, 7). É um fruto da ordem que o divino Criador estabeleceu para a sociedade humana, e que deve ser realizada pelos homens, sempre anelantes por uma mais perfeita justiça.

De facto, a Paz não é apenas uma ausência de guerra, já que existem muitos factores que perturbam a Paz no mundo, tais como condições de trabalho indignas, a exploração, a violência moral e psicológica, etc. Porém, quantas vezes no nosso mundo percebemos que se fazem guerras para garantir a Paz? Ou, então, aquela expressão «lutar pela Paz»?  Isto não será  contraditório?

A Paz é de outra ordem, porque a paz tem que ver com a justiça, tal como nos recorda a Gaudium et Spes, e é fundada na harmonia que Deus criou para os seres humanos. Por isso, a Paz é uma inquietação e um desejo, porque nunca está completa e acabada e, deste modo, a Paz é um caminho que se vai construindo com pequenos gestos e pequenas acções.

Esta harmonia criada por Deus em vista à felicidade do Homem é, não raras vezes, violentada porque o Homem, querendo ser Deus, abusa quer do mundo criado, quer da relação fraterna com os seus semelhantes e, por isso, quando há desarmonia, tampouco existe Paz. 

Foi neste sentido que o ex-Mestre da Ordem, fr. Bruno Cadoré, e o actual Mestre da Ordem, fr. Gerard Timoner, se empenharam em fazer de Dezembro o «Mês Dominicano pela Paz», para abrir caminho à reflexão, diálogo e a procurar soluções concretas para procurar o restabelecimento da tão desejada Paz no mundo. 

Assim, desde 2017, que este mês assume uma especial importância na vida da Ordem dos Pregadores. Neste sentido, toda a Ordem reza, a convite do Mestre, por uma intenção especial e, este ano, a intenção é a Índia. 

Alguma informação sobre a Índia

As crianças, na Índia, constituem uns 37% da população e muitas delas sofrem privações, tais como, a falta de acesso à educação básica, subnutrição, problemas de saúde. Muitas delas sofrem, ainda, com os abusos sexuais e violência a vários níveis. Segundo o Ministério Nacional do Crime, entre 2015 e 2016, foram denunciados cerca de 32, 973 casos de violência, 19 mil casos de violação, 12 mil de agressão sexual, 934 de assédio sexual e 47 casos de uso de crianças para fins pornográficos. Existem, para além destes casos de violação, casos de escravatura e exploração infantil de trabalho.

Há, também, algumas tradições indianas que levam ao casamento com raparigas menores e que, por sua vez, levam à violação por parte dos maridos que, na maioria dos casos, são pessoas adultas.

O trabalho da Família Dominicana na Índia

A Família Dominicana na Índia é constituída por 159 frades, 452 irmãs de vida activa, 5 monjas, 143 leigos e 109 jovens. O seu grande trabalho é a favor dos direitos humanos, colocando-se ao lado dos sectores mais marginalizados e empobrecidos da sociedade indiana, sobretudo as crianças, protegendo-os e fazendo com que possam aceder aos seus direitos fundamentais.

Dois projectos importantes

1. Projecto Bloom, que é uma iniciativa dos frades dominicanos, em conjunto com os diversos ramos da Família Dominicana, e que consta do Lar de Crianças Yuvajyothi e do Centro Índio para o Desenvolvimento Integral, em Nagpur. Acolhe, sobretudo, crianças de rua ou aqueles que são encontrados a mendigar.

2. Safe Childhood e que é um projecto mais recente. Este projecto tem como objectivo a capacitação e inserção destas crianças na sociedade, depois de sarar os traumas causados pelas violações e abusos sexuais, procurando criar uma rede entre estas instituições o o Governo local.

O que nos toca...

Em primeiro lugar, podemos rezar por estes irmãos e irmãs dominicanos e por este projecto e, depois, contribuir financeiramente e dentro das nossas possibilidades para ajudar estes dois projectos importantes para aquelas crianças, que procuram Paz para as suas vidas. 

Por isso, a Comissão de Justiça, Paz e Ecologia da Província de Portugal, decidiu que, em cada comunidade, se celebrasse uma Vigília pela Paz e se fizesse um peditório para ser entregue à Familia Dominicana na Índia. 



Neste sentido, a Família Dominicana da zona norte, organizará uma Vigília de Oração pela Paz terá lugar na Igreja de Cristo Rei [1], no dia 20 de Dezembro de 2019, pelas 21h30. Rezar pela Paz é um dever de todos os cristãos e, por isso, sintam-se todos convidados a tomar parte nesta Vigília.

Para mais informações sobre o «Mês Dominicano pela Paz - Índia», consultar: https://www.dominicanos.pt/, no separador «Notícias».

[1] Igreja Paroquial de Cristo Rei
Praça Dom Afonso V, 86
4150-024 Porto

Comentários