Perosinho: origem do nome



Não são raras as vezes que, quando digo que sou de Perosinho, me perguntam: «Muito bem. Perosinho é um perú pequenino? Vem de perú?». Ao qual respondo sempre o mesmo: «Não, Perosinho vem de Pedra!». Por isso, hoje veremos a origem do nome desta freguesia, que em 1830 era considerada uma das mais ricas do concelho de Gaia.

Ainda que não hajam muitos documentos que atestem a origem do nome existem, no entanto, algumas referências em documentos antigos e daí conseguimos chegar a uma conclusão sobre a origem do nome Perosinho. 

Talvez o documento mais antigo em que aparece este nome seja um antigo livro de doações do Mosteiro de Grijó, datado de 922, que justificam as doações dos primeiros habitantes do dito Mosteiro:

Ego famulus Dei Gutierre Suarij, Abbas Sancti Saluatoris de Ecclesiola una cum fratre meo ausindo suarij facimus chartam testamenti de illas hereditates de Perosino nostras proprias, ad sustentationem Clericorum , ibidem nobiscum pariter Deo servientium, secundum jussionem sanctorum canonum.

Rei D. Dinis I
Também em alguns livros de Inquirições de D. Dinis aparecem algumas referências ao nome, este datado de 1307:

Freeguesya de sam Saluador de Perosyo. Aaldea que chamam segueyros som tres casaes de egrejoo e trageos por honrra, porque dizem que forom de filhos dalgo. Eha outros tres casaes deherdadores que dam afossadeira aellrey e som rrendados polla uoz e polla cooymha. Mais nom penhora hi omoordomo por ella mais penhora fora.

Um outro documento que está na Torre do Tombo, denominado Livro 3 de inquirições Beira e Além Douro, diz:

Item freguesiam que chamam Sam Saluador de Pedrosinho achey em esse rroll que per juizo devassaram seis casaes na aldeya que chamam Syrgueiros dos quaes di grijoo tragia por honra trees casaes de herdadores e outros tres do que mando da parte delRey que seiam deuassos e entre hy o moordomo ta tera saluo se teuerem carta delRey dom Dinis.

Assim vemos que em Perosinho existiam honras que era uma porção dada pelo Rei como recompensa pelos actos de coragem e de serviços. Os conventos, segundo Pinho Leal, concediam muitas honras a pessoas dos seus territórios por causa das generosas doações que lhes eram feitas. O que estes dois documentos demonstram é que em Sirgueiros haviam três casais que, por serem fidalgos, tinham esse privilégio. O segundo documento dá conta de que D. Dinis mandou que essas honras fossem revogadas, podendo o cobrador do Reino ali entrar para cobrar as suas rendas.

Em 1444, no Livro de Inquirições de D. Afonso V, encontramos um nome de uma testemunha num juízo: «Steuam Johanes, morador de Porrosinho».

Também no Lista de Bens do Mosteiro de Grijó, confiscados do arquivo do Prior Afonso Esteves, que foi Pároco de Perosinho, datado de 1365, que se encontra no Arquivo Distrital do Porto e que se refere assim a Perosinho:

PEDROZINHO. O casal da Pitança, em que mora Johãne Martins, ha de dar ao priorado do vj. s. de peixhotas, e xiiij s. de renda e de pedida, e dous alqueires de trigo e a jª galjnha de serujço.

Num outro livro de Francisco Barbosa da Costa (p. 43), aparece o seguinte parágrafo, que transcrevo:

Em 1344, surge a designação de «Sancti Salvatoris de Petrosinho (Monumenta Portugaliae e Vaticana I, p. 31), surgindo mais tarde, em 1351, como «prioratu de Pedrusinho» (idem, p. 232), em 1363, como «sancti Salvatoris de Petrosino» (idem, p, 429) e, em 1364, como «Portugalensis diocesis (...) ecclesie de Pedrosinho» (idem, 475).

Mapa das freguesias de Gaia

Como vemos, quanto à formação e evolução do nome Perosinho, existem algumas fontes mas dispersas. O que podemos ver é que a raiz dos nomes Pedroso e Perosinho tiveram origens comuns, retiradas daquele monte que na publicação anterior referimos: o Monte Murado ou Monte Pedregoso e, ainda, o Castrus Petrosus, que era e é a junção das duas freguesias actuais (Ver mapa). 

Supõem-se, ainda que sem provas documentais, que como de um lado o território era maior que do outro lado, resolveu-se chamar ao maior Pedroso e ao mais pequeno Pedrosinho. A queda do «d» deu-se com a evolução da língua, tal como acontece com todos os nomes que derivavam de Pedra (tais como Petra Ficta que evoluiu para Perafita). Alguns também afirmam que o território de Perosinho era considerados como ermitanias do Mosteiro de Pedroso (Capela de Crasto e a primitiva Capela de Santa Marinha) e daí o nome Pedrosinho. 

O que é certo e disso podemos ter certeza é que o nome Perosinho não deriva de perú nem significa perú pequenino, mas deriva de Pedra. Não será por causa desta Pedra, em relação com o Evangelho, que diz: «tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja» que o orago de Pedroso é o São Pedro? Quem sabe...

Comentários