Ser fermento...

LECTIO

Naquele tempo, Jesus contou-lhes outra parábola: “O Reino dos Céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo. Embora ela seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior do que as outras plantas. E torna-se uma árvore, de modo que os pássaros vêm e fazem ninhos em seus ramos”. Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O Reino dos Céus é como fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’.

MEDITATIO

No Evangelho de hoje escutamos duas grandes parábolas: a do grão de mostarda e a do fermento... continuamos na saga!

Simultaneamente ao dia ferial que hoje celebramos, fazemos memória de alguns santos: S. Victor I (Papa), Beata Maria Teresa Kowalska, S. Pedro Castroverde, S. Celso e S. Nazário e o Beato João Soreth...


Os santos são exemplos para a nossa vida, são imagens de homens e mulheres que mostraram o rosto de Cristo no mundo e no tempo em que viveram. São exemplo para nós, porque conseguiram ser, com a sua vida, fermento na massa a levedar... 

Através destes santos, somos chamados a levar uma vida dedicada, comprometida ao serviço do Reino dos Céus... 

Como é dificil, hoje, os homens comprometerem-se...
Como é dificil, nos nossos dias, dizer um 'sim' coerente...

Como dizia o meu Padre Mestre: «Todos nós temos um passado... todos! Mas o que importa a Deus é viver este presente bem, para que o futuro recompense os sofrimentos do dia-a-dia» (Homilia da Missa da Vigília dos Apóstolos Pedro e Paulo) 

Muitas pessoas têm em mente que os santos nasceram santos, mas... vejamos S. Francisco: até aos trinta anos era o filho de um rico vendedor de tecidos que esbanjava o dinheiro que tinha com uma vida de festas, a seu bel-prazer... mas, encontrou aquele que nada tira mas tudo dá, encontrou a pérola e, vendendo tudo o que tinha, compra essa pérola que é o Senhor, como ainda ressoa do Evangelho de Domingo!

Os santos foram homens de carne e osso, comeram e beberam, pecaram, mas converteram-se! É o mais importante! E a conversão não é só confessar-se, é mudar de vida... 

Por exemplo, a tomada de hábito não é só um mudar exterior, mas é um mudar interior, mudar de hábitos, para tomar o hábito da consagração! O hábito não é só uma veste, é um sinal de algo mais importante que o tecido que sobre nós colocamos... é o mudar de vida, o despir do homem velho e revestir-se com as vestes da salvação que é a graça de Deus!

O que quero dizer com isto, caro leitor, é que, tanto eu como tu, podemos ser fermento deste reino com a nossa vida, com o nosso exemplo!

Sejamos exemplo, sejamos fermento...

ORATIO

Oh Mestre,
fazei de nós fermento do Vosso Reino,
para que, através da nossa vida e do nosso exemplo,
sejamos fermento para todos quantos não Vos conhecem
e vendo o nosso exemplo se abeirem de Vós com coração disponível!
Tudo isto Vos pedimos, a Vós que viveis e reinas pelos séculos dos séculos.






Comentários