Uma aliança de paz que promove a guerra
Não podia deixar de passar despercebido - não que fosse minha iniciativa recordar tal data - os cem anos do início da Primeira Guerra Mundial...
Não vou dar uma lição de História pois, quase todo o Mundo tem um conhecimento básico (outros mais aprofundado) sobre esta importante data e acontecimento que Sua Santidade, o Papa Emérito Bento XVI considerou: «um conflito inútil!».
Na origem desta guerra estão a Sede de Poder, isto é, as grandes potências queriam dominar o Mundo. Claro que, para uns terem poder, outros têm de obedecer! Contudo, neste mundo é muito difícil obedecer, pois se pensa que se formos obedientes estamos a ser inferiores!
Esta tentação do poder é muito comum nos dias que correm. Temos tantos exemplos: pessoas que querem subir na vida a todo o custo, esquecendo-se de que para isso terão de oprimir outros. Daqui provém o egoísmo, a centralidade do Eu!
Bem, mas o que importa é ver que, em primeiro lugar, a Aliança que foi feita entre países não foi para fazer guerra, mas para garantir a Paz! Mas como se constrói a Paz com armas? Como se faz um acordo de Paz armada?
Será que não vemos que a Paz tem de ser feita com palavras e acções, deixando de lado os nossos egoísmos, os nossos anseios, as nossas diferenças? A Paz promove-se com gestos... não pode ser promovida com armas!!!
Será que hoje o Mundo não está em guerra, tentando passar uma imagem de Paz?
Quantas guerras há hoje no Mundo: guerra do dinheiro, guerra do poder, guerra da carreira, até mesmo guerras armadas... vejamos o Iraque! Matam uma criança de 10 em 10 minutos!
Também hoje, o Papa Francisco recordou emocionado esta data, e pediu sobretudo paz para os países que estão em conflitos. Deixo-vos o vídeo...
Rezemos pela Paz no Mundo!
Comentários
Enviar um comentário