Esforça-te e tem ânimo
O Senhor das nossas vidas dá os seus sinais, embora muitas vezes nao os entendamos. Andamos tantas vezes à procura de sinais e prodigios maravilhosos, de coisas que nos deixem fascinados, de grandes aclamaçoes, de confirmaçoes... contudo, o Senhor é subtil.
E à semelhança do profeta Elias, quando descobrimos a presença do Senhor na brisa suave, cobrimos a cabeça umas vezes com medo, outras com curiosidade mas temerosos, outras atrevemo-nos a destapar a cabeça e a responder à pergunta: "Elias, que fazes aqui?" e depois de lhe responder entendemos a missao e vamos... (cfr. I Reis 19)
Pois estes dias últimos em Sevilha sao para responder a essa pergunta: "Acabaste esta etapa, que fazes aqui?" ou como nos perguntam: "que ganhamos contigo? que tens para dar?".
Mas as resposta de palavras é facil, contudo a resposta de coraçao é bem mais dificil, pois implica-nos, implica o nosso ser, a nossa vida e surgem os medos, os temores, os temblores, as ânsias e ansiedades!!! Que fragéis somos...
E nao sonhemos: nao é imediato, vai-se pouco a pouco fazendo caminho, dando um passo de cada vez, tal como uma criança que dá os primeiros passos com medo de cair mas com a esperança de que o seu pai ou mae esteja atento e a agarre pela mao.
Somos fragéis como vasos de barro, mas que levamos um tesouro: o Amor d'Aquele que nos amou primeiro e que é AMOR!
Mas, mediante estes temores e medos, o Senhor responde: "Nao fui Eu que ordenei? Esforça-te e tem ânimo; Nao temas, nem te espantes, pois o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andes." (Josué 1, 9)
Sabemos que o caminho tem pedras, requer esforço, requer empenho da nossa parte. Tudo na vida é possível... basta ter fé e confiar!!!
Que este Senhor que nao larga a nossa mao e que está connosco, acompanhando-nos, apesar da nossa miséria, seja o nosso alento para a missao... só Ele basta!!!
Pax Christi,
fr. José Manuel
(Este ano, Centenário do Nascimento de Santa Teresa de Ávila, li alguma da sua literatura, e lá vem aquele maravilhoso poema que o deixo abaixo, num vídeo)
Comentários
Enviar um comentário