O Senhor jamais se esquece...

"Devora-me o zelo pela Vossa casa" (Sl. 69, 9)

Hoje ao fazer a minha habitual e diária 'Lectio Divina', veio-me este salmo à mente e logo o procurei na Bíblia. 

Diz o dicionário da Língua Portuguesa que o vocábulo Zelo provém do grego e significa: afeiçao viva e ardente por algo; dedicaçao; cuidado; desvelo; interesse; diligência e pontualidade em qualquer serviço. Contudo, o mesmo dicionário adverte que se a palavra for empregue no plural significa ciúme. 

Um irmao de comunidade dizia-me que eu era muito minucioso na hora de falar português e que implicava muito com isto. Mas, de facto, é preciso ter cuidado, nao só no emprego das palavra mas, sobretudo, pelo que elas significam nas nossas vidas. 

Na nossa vida há que zelar pelo bem, procurar em tudo o bem dos outros, da comunidade, isto é, mostrar cuidado e interesse pelas coisas que nos tocam fazer, pois assim funciona a comunidade, funcionam os irmaos, funcionamos nós...

Porém, há que ter muito cuidado e atençao quando essas coisas nos criam zelos, esses pequenos ciúmes que vao aumentando cada dia a nossa desatençao e desrespeito pelo irmao e que danificam a relaçao. É um desafio que há que levar à práctica e que lutar cada dia por consegui-lo... falo por mim também!

O ciúme provém do medo que temos de ser ignorados e/ou esquecidos por aqueles que nos sao queridos ou próximos. E caímos uma e outra vez nestes zelos, porque nos sentimos desprotegidos e nao-amados! Nada há que temer... ainda que esquecidos pelos homens há uma esperança que nao provém a nao ser da fé, aquela certeza de que "ainda que o meu pai e a minha mae me abandonem, o Senhor acolher-me-á" (Sl. 27, 10) e seremos como "criança no colo da mae"(Sl.131, 2)...

Que o Senhor nos dê a graça de termos zelo sem sermos zelosos... tranquilos e serenos como crianças de peito no regaço deste Deus que é Amor!!!

Depois de fazer ressoar a Palavra no meu interior veio-me à cabeça uma música que ouvi num festival jovem, interpretada por uma cantora crista de seu nome Claudine Pinheiro. Aqui a deixo... e com subtítulos em castelhano!

Pax Christi,

fr. José Manuel


NOTA: ESTA PUBLICAÇAO FOI ESCRITA NUM COMPUTADOR ESPANHOL, DAÍ A FALTA DO TIL PORTUGUÊS.




Comentários