Confitemini Domino

Apesar do bom tempo que faz em Lisboa, eu ando muito 'caseirinho'. Os exames aproximam-se e há que estudar... Embora tenha saído dois dias para ir à João 13, mas tenho andado pelo convento. Terminando trabalhos, recebendo já algumas notas - que têm sido positivas -, lendo algo espiritual para contrabalançar com o académico, etc...

Assim como é bom sair e trabalhar pelo Reino - como dizia um padre em Sevilha -, também é bom ficar pelo convento e exercitar-se na vida do estudo, da contemplação... 

Mas realmente cada vez que experimento a vida dominicana, percebo aquilo que S. Domingos queria ao criar a Ordem e que constituiu uma verdadeira novidade, pois o estudo e a contemplação ajudam a viver a vida de acção, isto é, a pregação. 

Ontem dei um 'pulo' à João 13, uma coisa rápida - pensava eu -, pois a minha ideia era ir lá e estar um pouquinho, conhecer os voluntários e os nossos amigos sem-abrigo que nem sempre vão à terça-feira que é quando eu lá estou. Como disse, pensava ir lá num pé e vir no outro, ainda a tempo de vir jantar ao Convento com os irmãos. 

Quando lá cheguei começaram a falar comigo, pediram ajuda para umas tarefas e quando estava para retirar-me, pediram que ficasse. E pronto... assim foi! Foi um dos dias mais concorridos, mais intensos que lá vivi... e dou graças a Deus por isso!!!

Foi, de certa maneira, a primeira vez que estive lá para ouvir, para dialogar e para ajudar e senti-me bem em saber que a associação colabora com estas pessoas que tanto necessitam de ajuda. Houveram vários pedidos, mas um deles impressionou-me: «Frei, ajude-me! Quero sair desta vida...». Comoveu-me! Sem me conhecerem, confiaram... 

Para terminar, partilho um texto do Novo Testamento, que me tem guiado neste voluntariado que faço:

Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus permanece nele. 
Nós devemos amar, porque Deus nos amou primeiro. 
Se alguém disser: «Eu amo a Deus», mas tiver ódio ao seu irmão, esse é um mentiroso; 
pois aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. 
E nós recebemos dele este mandamento: quem ama a Deus, ame também o seu irmão.  

A verdade é uma: «Há mais alegria em dar(-se)!»...

E porque há que dar graças a Deus, um video...

Pax Christi!


Comentários