«Saulo, porque me persegues?»

Há coisas na Bíblia que nunca vamos saber: 1) Qual era o fruto que Eva deu de comer a Adão; 2) Paulo terá caído do cavalo?

De facto, os textos bíblicos nunca mencionam o nome do fruto, nem menciona qualquer queda do cavalo em S. Paulo... 

Mas fica-nos a ideia, marcada por uma geração, marcada pela história e pela tradição cristã, da qual recebemos aquilo em que acreditamos, a fé em Cristo!

Hoje celebramos a Conversão de São Paulo de Tarso. Paulo era um judeu como tantos outros, ao serviço das autoridades judaicas e tinha sido instruído  numa das mais importantes escolas judaicas, a de Gamaliel. Lembremos o texto dos Actos dos Apóstolos 22, 3-16:

Sucedeu, porém, que, no caminho, ao aproximar-me de Damasco, por volta do meio-dia, de repente brilhou ao redor de mim uma intensa luz vinda do Céu. 
Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, porque Me persegues?’. 
Eu perguntei: ‘Quem és Tu, Senhor?’. E Ele respondeu-me: ‘Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues’. 
Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 
Então perguntei: ‘Que hei-de fazer, Senhor?’. E o Senhor disse-me: ‘Levanta-te e vai a Damasco; lá te dirão tudo o que deves fazer’. 

Há várias coisas a destacar:

1. Há maneira dos profetas, Paulo recebe uma visão (uma luz intensa) e ouve a voz. 
2. O diálogo que tem com o Senhor, a capacidade de tirar as dúvidas.
3. Os companheiros não ouvem a voz.
4. Ficar cego pela intensidade da Luz
5. Procuraram-no e deram-lhe o Baptismo

A Vocação ou a Conversão é algo pessoal, por muitas palavras que utilizemos para descrever, apenas podemos descrever o palpável, aquilo que nos é externo, mas não podemos de modo algum descrever o que sentimos. Também nós somos rodeados pela Luz e ouvimos a voz, somos chamados à conversão e à mudança de vida. Neste encontro com Cristo, também nós o interpelamos e temos a possibilidade de responder ao seu apelo. 

A questão é: basta apenas o 'cair do cavalo' para nos converter? Ou esse impacto serve para continuar o caminho, já não cegos com esse resplendor, mas com os olhos abertos e disponíveis para a missão que nos é confiada.

A conversão é um caminho árduo, que leva o seu tempo, custa, mas valerá a pena!!!

Hoje culmina o Oitavário de Oração pela Unidade das Religiões... O Papa Francisco, no início deste mês fez um vídeo em que pedia pela unidade e pelo diálogo entre as religiões, aqui o deixo!

Sejamos nós de construir um mundo mais fraterno, mas pensemos que o primeiro passo para mudar o Mundo é mudar-nos, ou melhor, converter-se!

Que a nossa oração seja sincera, pois só pelo diálogo fraterno é possível o convívio entre religiões, sem guerras, sem mortes, mas com amor! 

Neste Ano Santo da Misericórdia, sejamos capazes de fazer a diferença e mostrar aos homens do nosso mundo que o nosso Deus é Misericórdia!!!

Pax Christi!

Comentários