As três perspectivas da vida

Estes dias tenho acompanhado um frade nas celebrações de fim de ano em colégios... e é engraçado ver a tomada de consciências daqueles meninos e meninas que terminam uma etapa da sua vida.

Na homilia, recordou-se as três etapas da vida, recordando o Papa Francisco que diz "Recordar o passado com alegria, viver o presente com amor e ver o futuro com esperança".

1a. OLHAR O PASSADO. Na longa jornada da vida, muitas vezes há que parar, sentar-se na beira do caminho e ver o que já percorremos. Isso dá-nos confiança para percorrer o que falta porque nos sabemos capazes.

2a. VIVER O PRESENTE. Saber que no presente está o nosso eu, o nosso hoje, o nosso ser pessoa. É com o presente que construimos o futuro. Cada coisa que fazemos hoje, há que fazer com o amor que é dom.

3a. OLHAR O FUTURO COM ESPERANÇA. Aqui vemos os sonhos e há que ser capaz de sonhar. É o sonho que nos motiva e nos capacita a olhar adiante. Mas para que estes sonhos se realizem há que esforçar-se, há que dar tudo o que somos.

Claro que isto tanto serve para meninos do colégio, para jovens universitários e para homens e mulheres adultos. O Papa Francisco tem dado perspectivas-chave para entender a vida de outro modo, de um modo mais cristão. É disso que se trata... vivir de modo cristão a vida, por outras palavras, transformar-se cada vez mais pelo encontro com Cristo.

Que sejamos nós capazes de nos sentar na beira do caminho e olhar para trás e para adiante...

Pax Christi,

fr. José Manuel

Comentários