Coincidências

Geralmente, só nos damos conta de alguns pormenores quando já passou o momento. Assim foi comigo e assim terá sido com muitos de nós.

O pormenor a que me refiro é o facto de ter feito a minha Profissão Simples no dia 20 de Setembro de 2015, há precisamente dois anos.

Na altura, acho que foi o dia que o Prior Provincial podia, mas hoje fico contente por ter sido neste dia e não noutro, porque tem muito que ver.

Ora, como já tive muitas oportunidades de aqui dizer, os mártires são, para mim, exemplos de constância e de fortaleza na adversidade. São para mim modelo e referência e, às vezes, dou por mim a pensar que falta-me tanto para ser mártir (que, em grego, quer dizer testemunho). Mas bem, vamos caminhando e fazendo a nossa conversão para chegarmos a esse testemunho fiel... 

E fiz a minha primeira profissão no dias de Santo André Kim Taegon, Paulo Chong e seus companheiros, ou mais conhecidos pelos Mártires da Coreia. 

Por isso, partilho um excerto da ultima exortação que Santo André Kim Taegon escreveu:

《A fé é coroada pelo amor e a perseverança

Se, pois, nesta vida de perigos e miséria, não reconhecermos o Criador, de nada nos servirá termos nascido e continuar vivendo. Já neste mundo pela graça divina, pela mesma graça recebemos o batismo, entrando no seio da Igreja e tornando-nos discípulos do Senhor. Mas, trazendo assim o precioso nome de cristãos, de que nos servirá tão grande nome, se na realidade não o formos? Seria inútil termos nascido e ingressado na Igreja se traíssemos o Senhor e a sua graça; melhor seria não termos nascido do que, recebendo a sua graça, pecarmos contra ele. 》

Que continuemos a caminhar e a testemunhar Cristo, sem desfalecer pelas dificuldades e sofrimentos da vida. 

E quanto a mim, peço as vossas orações para que eu possa sempre dar testemunho da fé.

Por fim, rezemos pelos cristãos perseguidos e penso mártires do nosso tempo.

Pax Christi! 

Comentários