Afinal, o que fazes aí!?

Ontem, em conversa com uns amigos de Portugal, um deles questionou-me sobre o que é que fazíamos aqui...
Bem, o melhor é descrever um dia de um frade noviço!
  • 07h00 - Despertar
  • 07h10 - caminhada desportiva pela zona do rio Guadalquivir
  • 08h15 - regresso ao convento para higiene pessoal
  • 08h30 - Eucaristia com laudes
  • 09h15 - Pequenos almoço
  • 09h30 - Estudo/oração pessoal
  • 11h30 - Encontro com Padre Mestre
  • 14h00 - Almoço
  • 14h30 - Recreio com a comunidade
  • 15h00 - La siesta
  • 15h45 - Oração pessoal / Estudo
  • 17h30 - Encontro com Padre Mestre
  • 19h00 - ver como está Portugal
  • 21h10 - Vésperas
  • 21h30 - Jantar
  • 22h00 - Recreio
  • 22h30 - Recolher (faço os meus telefonemas e leio os e-mails)
  • 23h00 - Completas
  • 23h15 - Descanso
Claro que, durante o dia, há pequenas mudanças, por exemplo, em vez do estudo da tarde ou manhã há que ir à rua comprar qualquer coisa ou ir tomar um 'expresso corto corto' como diz o empregado do café que já me conhece...

Bem, isto é a base de um dia de um noviço dominicano. Sobretudo o dia é marcado pela clausura dominicana, pelo estudo e pela vida comum, à maneira de Jesus, seguindo-O e imitando-O!

Todos os momentos que tenho vivido são momentos intensos, de verdadeira experiência pessoal, de conformização daquilo que sou com os valores do Evangelho. Afinal estes são os primeiros dias do resto da minha vida!

Pax Christi,
Fr. José Manuel

Comentários