Pregar com a vida é abraçar a cruz...

"Toda a nossa glória está na Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo"

Um dos pilares do carisma dominicanos é a pregação, contudo a questão é: Como!? Quando?! Onde!?

Para isso conto uma história, dizem que verídica: 
Estando S. Francisco com um irmão frade, disse-lhe:
-Irmão, vem comigo. Vou à rua pregar!
Os dois lá foram, deram uma voltam pela cidade e regressaram ao convento. O irmão, ao ver aquilo perguntou:
-Padre, já vamos para casa!? Afinal não fomos pregar!
S. Francisco respondeu:
-Sim, irmão, vamos para casa. Pregamos sim, pregamos a nossa vida, com o nosso passeio, com os nossos hábitos, com a nossa maneira de ser.

Assim é a pregação dominicana. Em todo o tempo e lugar! Em casa quando falamos com os irmãos, pregamos; quando saímos à rua, pregamos; quando estudamos, pregamos; quando falamos com alguém, pregamos; quando rezamos, pregamos! 

E o que é a pregação? É o abraçar a Cruz de Jesus, é abraçar a vida de Jesus, o seu caminho... É deixar que a nossa vida se conforme com a vida do próprio Jesus, é fazer da nossa vida a vida de Jesus.

Este domingo, quebrando o ciclo do tempo comum, celebramos a festa da Exaltação da Santa Cruz, para nos lembrar que a cruz é o único caminho, é a senda que deve guiar a nossa vida. Porém, não podemos ficar presos à Sexta-feira santa, à morte, ao pecado, mas devemos avançar para o Domingo de Páscoa e devemos viver da alegria que brota da ressurreição. 

Para mim, a cruz é o símbolo da vida, é a árvore da vida e não o lenho da morte! A nossa glória está na cruz do Senhor, porque através dela, podemos partilhar da alegria que dela dimana. 

Deixemos que nos ponham a cruz aos ombros, que ela não seja ocasião de escândalo, mas de esperança! 

Pregar é anunciar, com a nossa vida, a alegria que a Cruz nos traz; seguir Jesus é abraçar a cruz com esperança, beijá-la com amor, levá-la com alegria... 

Quem assim proceder - como diz o salmo - jamais será abalado!

Pax Christi,
Fr. José Manuel

Comentários