Aproveitar o que está perto!

Procurai o Senhor, enquanto se pode encontrar, invocai-O, enquanto está perto. 
Porque os meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos são os meus. Tanto quanto o céu está acima da terra, assim os meus caminhos estão acima dos vossos e acima dos vossos estão os meus pensamentos.


  • Ansiamos sempre pelo que está longe. Falando por mim: anseio o dia da minha tomada de hábito, o dia da minha profissão, o dia da minha ordenação! Mas... Estas ansiedades carecem de sentido! Embora seja bom termos objectivos, por vezes esquecemo-nos de que é preciso viver cada dia, com as suas preocupações, com as suas dificuldades, com as suas dúvidas mas, também, com os seus sucessos, com as suas coisas boas.
  • Estas ansiedades e desejos impedem-nos de viver o dia-a-dia, impedem-nos de ver o que está a acontecer pertinho de nós! Jesus está ao lado de cada um de nós e parece que, tantas vezes, temos uma trave diante dos nossos olhos que não nos deixa ver estes Jesus tão perto!

  • "Procurai o Senhor, enquanto se pode encontrar...". Assim começa a primeira leitura deste Domingo! Que quer dizer!? Deus deixasse procurar, deixa-se descobrir, na medida em que fazemos a experiência dele! Como? Fazendo o que Ele mesmo fez: amando, perdoando, sendo próximo, sendo compassivo... Sendo santo! É uma busca constante! Ao procurar ser santo, procura-se a Deus!

  • "Invocai-O, enquanto está perto". Dias virão em que não teremos oportunidade de o fazer! É preciso aproveitar cada dia para o invocar, aproveitando a proximidade de Deus!

  • "Porque os meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos são os meus". Os desígnios do nosso Deus, estão acima dos nossos! Eu tinha sonhos, projectos... Mas' Deus mudou tudo isso na minha vida e eu não ensurdeci os ouvidos do meu coração ao seu desejo!
Quem diria que eu, faz um ano, pensaria em ser dominicano!? Quem diria que teria a honra de encontrar pessoas que me acolheriam de braços abertos? Quem diria que eu me tornasse frade, deixasse amigos, família, paróquia para seguir o próprio Jesus de todo o coração?

Contudo, ouvi o seu apelo e aqui estou feliz por seguir este caminho do Senhor, ao jeito de Domingos de Gusmão, que, de todo, não era o caminho que idealizei! Feliz por conhecer pessoas que amam, que sabem amar sem limites. Agradeço a Deus por essas pessoas no meu caminho! Agradeço a Deus de ter colocado um grande amigo na minha vida, um frade, um irmão, um pai espiritual! 

Quando cumprimos estes desígnios de Deus a nosso respeito, somos felizes, porque somos livres! Apesar dos nossos erros, das nossas faltas, orgulhamo-nos delas, porque sabemos que somos perdoados por Deus que é Pai de misericórdia!

O meu apelo é que não tenhamos medo de dizer 'sim' a Deus! Não ficamos mal, pelo contrário, Deus dá-nos sempre mais do que merecemos porque nos ama! Qual é o Pai que não quer bem ao seu filho!? Assim é Deus...

Obrigado, ó Pai, pelos teus dons, pelas pessoas que colocas no meu caminho que Tu próprio traças! Ajuda-me a aproveitar o que está perto e a entendê-lo como teu dom!

Pax Christi,

Fr. José Manuel


Comentários