Ser fiel no pouco!

Celebramos hoje, na Ordem dos Pregadores, São João Macías.

Natural de uma povoação cercana de Badajoz, ficou orfão muito cedo e dedicou-se ao trabalho pastoril. Aos 38 anos tomou o hábito de irmão cooperador da Ordem dos Pregadores! O seu exemplo e trabalho foi, sem dúvida, notório. Desenvolveu a dimensão contemplativa com mais afinco e dedicação.
Soube ser fiel no pouco, nas coisas pequenas da vida, no amor aos irmãos... É assim que vejo os irmãos cooperadores: fiéis no pouco, fiéis no dia-a-dia, fiéis na vida, no amor ao próximo e fiéis no serviço de todos!

"Uma vez um frade chegou ao convento e viu um irmão a varrer as folhas que haviam caído no Outono! 
Olhou e perguntou:
- Boa tarde! Você é irmão?
O irmão respondeu:
- Sim, sou irmão!
O frade retorquiu:
- Irmão, traga-me um café!
O irmão lá foi, com diligência, buscar o café para o frade que chegava!
Depois, entregando-lhe o café, o frade disse-lhe ordenando:
- Irmão, agora leve-me as malas até ao meu quarto!
O irmão, deixando o seu trabalho, foi à entrada do convento e levou as malas para o quarto onde o frade iria ficar. Voltando ao seu trabalho, viu que o frade se aproximava. E disse-lhe:
- Irmão, faça-se um favor, chame-me o Prior deste convento!
O irmão, olhando para ele, disse:
- Sou eu mesmo! Eu sou o Prior!"

( adaptado das cartas de Fr. Timothy Radcliffe)

Isto para dizer o quê!? 
Ser frade, ser padre, ser cooperador, ser clérigo não é um cargo, um título, uma profissão mas, antes de mais, é uma condição! Uma condição para o serviço dos irmãos! Nos conventos dominicanos por onde passei é notório este sentimento de ser irmão, ser um com os outros! 
Quando cheguei aqui a Sevilha e conheci o Prior ele disse-me prontamente: 'Sou o prior e prior quer dizer o primeiro entre todos!'.

Neste dia quero dar os parabéns e oferecer as minhas orações pelo Fr. José Maria, pelo Fr. Xavier, pelo Fr. Matias e aos meus irmãos noviços, Fr. Zé Alberto e Fr. Moro, pela decisão e pelo discernimento que fizeram ao quererem tornar-se irmãos cooperadores. Que Deus vos ajude!

Pax Christi,
Fr. José Manuel

Comentários