Será promessa?

Terminaram, hoje, os exercícios espirituais no início do Noviciado! Tenho prometido a mim mesmo que me deixaria de redes sociais, pelo menos tentar, neste tempo que se quer de conversão pessoal e de adesão plena ao Evangelho. Ao revés, estou a escrever um diário, intitulado "Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida!", em honra de uma pessoa que, para além de ser um irmão, é um amigo e um pai espiritual! Assim sendo, neste tempo que deu início ao noviciado não escrevi aqui até porque o wi-fi não tem ajudado!

Assim foi o início do noviciado...
O Pe. Miguel de Burgos, Provincial da Província da Bética, auxiliado pelo Padre Mestre de Noviços, chamou cada um pelo seu nome e pela província. 
Depois de pedirmos para fazer a experiência conventual, pedimos a misericórdia de Deus e dos irmãos. A seguir chamaram cada um pelo seu nome novo... 'Fray' ou 'Frei'. Estremeci no meu íntimo, comecei uma nova etapa, agora já não sou o Zé Manel, sou o Frei (irmão) Zé Manel... Que bonito, mas... Que responsabilidade!!! 

No Domingo foram as profissões dos que foram noviços o ano passado e que me comoveram muito! Disse-me um irmão: 'Frei José, pareces-te tanto com S. Domingos! Ele também era muito chorão!' Não consegui esconder!...

Mas senti que, a partir desse dia 7 me senti como um irmão... 
O Padre Paco disse-me ao jantar: "Todos, no Evangelho, tratam Jesus por Tu...e Ele era o mestre! Porque me hás-de tratar por você? Somos irmãos, trata-me por tu!"

É um tempo de transformação, de interioridade, mas também, de vidacom os irmãos... É tempo de conversão! 
Há um sentimento de família entre todos e a pouco-e-pouco vamos partilhando as nossas vidas com muita abertura, muita simplicidade!

Hoje tive, também, notícias de Portugal...e que bem me soube!!! E que bem me soube ver alguém a escrever em português! Ao menos para 'matar saudades'. As minhas orações para Portugal, para os irmãos, para os amigos e minha família!

Pax Christi,

Fr. José Manuel

Comentários